segunda-feira, 3 de maio de 2010

Neymar na Copa?

Por Mateus Martins


     A torcida brasileira aclama eufórica quase que em coro único, mas eu serei aqui a voz que grita contra a multidão. Embora Neymar tenha conquistado neste Domingo (02) o título de campeão paulista com o Santos, acredito que Dunga deve manter a tranquilidade, a paciência e a cautela que vem demonstrando e esperar o momento certo para convocar o jogador para vestir a amarelinha.
     O técnico da seleção brasileira indica que não fará alterações para a Copa do Mundo no elenco que veio sendo convocado para as competições disputadas, uma vez que o grupo aprensenta uma crescente evolução em termos de entrosamento e resultados, e aos poucos vem ganhando a aprovação de toda a nação brasileira. No entanto, contrariando ao que tudo indica (que o grupo esteja fechado), se tornam cada vez mais numerosas as manifestações que suplicam que o destaque santista faça parte da seleção, muitos esperam ver o futebol arte de Robinho e Neymar (outros, até mesmo, querem Paulo Henrique Ganso junto) na Copa.
     Porém, será que o talento individual do garoto seria tão grande a ponto de superar um provável desentrosamento com o time de Dunga? Há, também, de ser levado em conta o famoso dito "jogar em clube é uma coisa e na seleção é outra", ou seja, será que Neymar renderia o mesmo sem seus companheiros santistas? Suportaria a imensurável pressão, responsabilidade, que seria depositada em cima dele, que é apenas um jovem de 18 aninhos recém completados, portanto, sem muita experiência com grandes decisões e responsabilidades a esse nível?
     Então, particularmente, acredito que Neymar é um provável talento e que deve ser analisado com mais tempo, já que tudo isso pode se passar por um mero entrosamento com o time do Santos e uma fase inspirada. Além do mais, o jogador precisa de mais tempo de bola nos pés, é preciso que adquira a experiência necessária para tal responsabilidade. Logo, Neymar é um jogador em processo de amadurecimento ainda, devemos esperar sua lapidação.
     Com isso, sugiro a torcida brasileira que segure a ansiedade e aguarde o que será de Neymar daqui para frente, porque uma estrele pode perder seu brilho. Vamos depositar a nossa confiança no elenco que já está sendo preparado e testado, e que tem nos conquistado. Vamos valorizar todo o trabalho que Dunga realizou com a seleção. E esperar Neymar, para quem sabe, a próxima Copa.

     E você o que acha? Quer Neymar na Copa?

25 comentários:

Patrícia disse...

Não!

Anônimo disse...

Eu levaria ele no lugar do robinho e o Ganso no lugar do Ramires!

Gerrard

Mateus Martins disse...

OMG Gerrard!!!! Tá ficando louco??

O Ramires pelo Ganso eu concordo, já que o Paulo Henrique tá demonstrando que apesar de ser novo, ele tem a cabeça no lugar. Ganso sim se adaptaria muito bem a seleção, ele é muito mais maduro.

Mas o Neymar não. Ele é um muleque ainda coitado, uma "pressãozinha" e ele já explode. AUSHAUSAH. Não tem cabeça e nem maturidade pra isso.
E outra, tirar o Robinho? Até concordo que ele poderia ficar de fora da seleção, mas colocar Neymar é trocar 6 por meia dúzia.

Valeu pelo comentário!

Rafa Unger disse...

Não, Neymar só em 2014. Bom jogador, rápido, drible fácil, boa finalização, mas precisa de maior rodagem no futebol, ser menos cai-cai e adquirir mais força física. Imagine Neymar levando um tranco de Rio Ferdinand ou Fabio Cannavaro. Hilário.
Ganso já seria uma opção melhor. Jogador de personalidade, com uma visão de jogo extraordinária, raro hoje no futebol mundial. Infelizmente, não ficará muito tempo no Brasil.

Pra mim, a seleção ideal:
Goleiros: Júlio César (Internazionale); Victor (Grêmio) e Felipe (Corinthians)
Laterais: Maicon (Internazionale); Daniel Alves (Barcelona); Roberto Carlos (Corinthians) e Fábio Aurélio (Liverpool)
Zagueiros: Lúcio (Internazionale); Juan (Roma); Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan)
Volantes: Pierre (Palmeiras); Lucas (Liverpool); Felipe Melo (Juventus) e Hernanes (São Paulo)
Meias: Kaká (Real Madrid); Elano (Shahktar); Ramires (Benfica) e P.H. Ganso (Santos)
Atacantes: Robinho (Santos); Luís Fabiano (Sevilla); Nilmar (Villareal) e Kléber (Cruzeiro)

Jogadores convocáveis: Kléber (Internacional) pro lugar do Fábio Aurélio e Alex (Fenerbahce) no lugar do Ganso.

Rolam informações na mídia que a CBF colocará o Ganso na copa.

Mateus Martins disse...

Concordo com você Unger, e gostei disso, de colocar a seleção ideal. Vou falar a minha.

Goleiros: Júlio César, Victor e Diego Cavalieri
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Fábio Aurélio e R. Carlos
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Miranda
Volantes: Felipe Melo, Hernanes, Pierre e Elias
Meias: Kaká, Diego, Ganso e Alex
Atacantes: Luís Fabiano, Nilmar, Pato e Júlio Batista

Neymar só em 2014! HEHE

Anônimo disse...

A minha seleção:

___________________Júlio César__________________
___Daniel Alves___Lúcio__Juan___Fábio Aurélio___
______________Hernanes_____Lucas______________________Paulo Henrique_____________Kaká___________
___________________________________Neymar_______
__________________Luís Fabiano__________________

Reservas:
Gomes
Maicon
Luisão
Thiago Silva
Marcelo
Elias
Pierre
Elano
Diego
Ronaldinho Gaúcho
Diego Tardelli

Ass. Gerrard

Anônimo disse...

SIM EU LEVARIA sem sombras de duvidas !

Vinícius Tardeli disse...

Eu acho que o Neymar não tem muita experiência para jogar na Copa Do Mundo,pode ser que na de 2014 ele possa até ser convocado.Acho que ele não aguentaria uma pressão na copa e ainda mais o que ele faz aqui nos campeonatos do Brasil ele tentar fazer na Copa Do Mundo volta sem perna,pois a coisa é SÉRIA.

Anônimo disse...

Na minha opinião seria legal ver o Ganso e o Neymar na Copa, afinal nessa seleção tão pragmática deveríamos ter jogadores diferenciados e que possam fazer algo diferente durante o jogo. Toda seleção brasileira campeã tinha um craque no time, mesmo a de 1994, que muitos dizem se parecer com essa, tinha o Romário como melhor jogador do mundo, fora que seu companheiro de ataque era Bebeto em ótima fase. Por enquanto nessa temos apenas Kaká, que não vem atravessando um bom momento, mas mesmo Kaká não é o jogador genial e que vai mudar totalmente o rumo de uma partida com uma jogada, como seria o caso de Neymar e Ganso.
Mas por outro lado tento pensar como o Dunga,como levar dois garotos para uma copa do mundo sem experiência alguma na seleção profissional ?
E o Ronaldinho Gaúcho ? Esse sim seria um ótimo nome. Nessa temporada o jogador voltou a ter alegria de jogar futebol, com assistências geniais e gols fantásticos além de ótimas partidas. Ele já tem experiência de dois mundiais, seria fantásticos tê-lo nessa seleção. Traria o 'diferencial' e a experiência. Mas o Dunga teria que levá-lo como atacante, meio-campo seria um erro como o da última copa, talvez no lugar do Nilmar que não vem tão bem assim.

Mário Gomide.

Mateus Martins disse...

Vinicius concordo contigo.

E Mário, tem que ter sim um diferencial, mas acho que isso Kaká dará conta e Luís Fabiano também, além de Júlio César que vem dando show. Acho arriscado apostar na inexperiência. Deixa pra testar o garoto em uma outra competição.

gabriella disse...

embora eu nao entenda NADA Dde futebol, eu tambem acho que ele precisa amadurecer mais um pouco para ir para uma COPA DO MUNDO. pois é uma coisaseria e MUITO pesada ! mas para a copa de 2014, ai sim !
haha,
GOL BRASIL, GOL ! ((((((:

ps: quem voces acham que ganha a copa ?

Anônimo disse...

Creio que seria uma ótima opção de banco para a seleção nessa copa assim como foi o Ronaldo em 94. Apesar de ainda precisar amadurecer em certos pontos, ele é do tipo de jogador que em um lance pode mudar um resultado, e é de alguém assim que a seleção precisa; como citado pelo Mário, o Káká apesar de ser um excelente jogador, vem readquirindo o bom futebol agora, e mesmo assim não é sua caracteristica jogadas ditas "geniais". Sendo o Dunga eu certamente o levaria! E digo mais, coloco Roberto Carlos nessa lista!

Diego R.

Mateus Martins disse...

Gabi
Acho que essa Copa é a mais imprevisível. Mas minha aposta fica na Argentina, que fará final com o Brasil e levará. Mas é um chute total.

Obrigado pelos comentários

Mateus Martins disse...

Diego,
Concordo, seria uma boa opção de banco. O problema é que seria reserva do reserva, creio que ele não jogaria.

gabriella f. disse...

PELO AMOR DE DEUS, RONALDO NAO NÉ ?
JÁ DEU PRA ESSE GORDO RUIM --'
OASDIOAISDOAIS
aaah, eu to com fé que o brasil vence, mas sei lá né ! rs.

Mateus Martins disse...

Gabi,
Não mesmo Ronaldo já deu, a não ser que ele perca 20kg em 1 semana. Como é impossível, o máximo que ele consegue é o "curítia" mesmo.

Anônimo disse...

Olha só o blogueiro resolveu falar de um assunto realmente importante...a convocação do neymar...realmente vai mudar o futuro do país...uma discussão que vai mudar os rumos do país,é isso ai,por isso o lula é o presidente,e vamos ter a dilma como candidata,o serra como candidato e um blog como esse...esse é o meu Brasil,mas tudo bem,cada um tem o lula que merece....

Anônimo disse...

Todos seguem com o mesmo pensamento de sempre, de levar os mesmo jogadores...Porém uma coisa que ninguém se lembra, é que a copa do mundo dura apenas 1 mês...E será que é justo levar jogadores "experientes" que jogaram bola no campeonato passado ? Retrasado ? E que no momento não mostra nenhum futebol para os torcedores ?! Copa do Mundo é campeonato de jogador do momento !! Lógico, temos que contar com a convocação dos jogadores "experientes"..Como Júlio Cesar, Lúcio, Maicon...Mas e Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos ?! Sim, são figurinhas carimbadas da seleção brasileira, mas não foram convocados pois não estavam jogando nada...Porém, ao analisarmos os últimos tempos, os dois vêm arregaçando em seus times..Mas voltando ao caso Neymar...Será ?!? Não !!!! Garoto, joga um bolão, mas garoto..Moleque, na verdade, todo mala, boleirão com o seu "exemplo", Robinho...E o Ganso ?! É lógico que convocaria..É garoto também, mas o cara tem personalidade...Como visto no último jogo, a final do Paulista...Que garoto de 21 anos se recusa a sair dizendo que ele que vai resolver ?! E resolveu...E que garoto cobra um escanteio dando um tapinha na bola, para o tempo passar ?!
Bom, cada um cada um, uns com uma idéia, outros com outra...Essa é a minha..

Juninho.

Mateus Martins disse...

Anônimo,
Mas que nada a ver você hein?!

E você o que faz pra mudar o país?
Acho que o máximo é ficar aí com essa bunda na cadeira, além de você ser uma pessoa de um assunto só. Amplie seus horizontes, o mundo não é só política. A cultura de um ser é composta de vários pilares.

E o futebol é uma paixão nacional, é uma cultura enraizada, e a Copa é o momento em que todos temos o sentimento de nação.

Então, não venha dar uma de sabixão pra cima de mim, ok?! Seja menos ignorante e enxergue o mundo ao seu redor. Não gosta de futebol? O mundo está aberto, saia desse país!!!

Obrigado pelas suas críticas, às vezes, até sem fundamento. E continue lendo esse blog, será uma honra.

Mateus Martins disse...

Juninho,
Concordo plenamente contigo. É isso ae, falou tudo.

Neymar, não! Ganso, sim!
Apesar da Copa ser momento, um jogador de seleção não pode ser um 'muleque' imaturo.

Anônimo disse...

Se você quiser levar para o lado pessoal,oks vamos sim,e de futebol eu entendo mais do que vc,quer falar de futebol vamos falar,mas vc é um boçal que acha que sabe de tudo,meu filho vc faz que tipo de faculdade publica ou particular???
Se for publica vc pode falar comigo,se for particular procure maneirar no jeito que fala comigo,vamos ver quem é mais competente naquilo que faz??,e em relação a esse post,nem neymar nem ganso devem ir a copa,pois o primeiro além de mascarado gosta de humilhar os outros fazendo firulas no canto do campo,com o jogo em andamento ao invés de ir pro gol,já o segundo é o craque do santos,mas sua insubordinação no jogo de ontem,mostra que ele precisa amadurecer mais...

Mateus Martins disse...

Anônimo,
Agora você está sendo contraditório.

Antes disse que discutir futebol é inútil, mas você vem, dessa vez, dizendo que é um ótimo entendedor de futebol.

Mas tudo bem.

Concordei contigo em alguns pontos quanto ao Neymar, mas quanto ao fato do Ganso, acho que ele agiu certo, já que ele foi o jogador que mais soube prender a bola no final do jogo, substituir ele seria uma burrada do técnico. Ganso fez o certo, mostrou personalidade.

Quanto à faculdade:
O que te importa? Agora você quer me dizer que você estuda em uma universidade pública e que esta é melhor que a minha faculdade?
É de se esperar da sua parte, em tudo você se acha superior né?!
Ninguém é nada sem humildade e sem o dom de saber ouvir opiniões adversas. Fica a dica! Já que você quer ser alguém na vida, e quer mudar esse país. Fale menos e faça mais.

Se quiser eu respondo às suas perguntas pessoais, mas queria saber por que você não se apresenta, não tem coragem?! Isso é só uma suposição e não uma ameaça.

Coloque você seu nome, onde você estuda?, que curso faz?, etc... Já que isso é tão importante para você.

Obrigado!

Mateus Martins disse...

Galera é isso aí.

Vamos comentar.
Continuem deixando a sua opinião.

Qual é a sua seleção ideal?
Neymar, Ganso, Ronaldinho, R. Carlos, Adriano, Ronaldo? Quem está na sua seleção?

Paulinha disse...

ele devia iir pra copa, pq ele mereçe , ele é
muitooo lindooooooooooo
amo o NEYMARR, de verdadee.
estou apaixonada por elee. Neymarr CASAAR comigoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
vc é muito fofooo*---*
teamo d++++==
(lll)

Anônimo disse...

nooooossa ! POSDAPSODOSIO
ai, eu tb acho o neymar lindo ! *-*
mt gente acha que eu sou louca, maas oooount *-* ele é uma gracinha ! rs.
queria mt que ele o ganso tivessem sidos convocados. D:

Postar um comentário