quarta-feira, 14 de julho de 2010

Que Copa foi essa, hein?!

Por Mateus Martins


     Pois é, acabou. Foi a Copa do Mundo mais esperada dos últimos tempos. O primeiro mundial em continente africano deu o que falar. Ora com resultados já esperados, ora com surpresas. Enfim, a Copa de 2010 na África do Sul foi, no mínimo, inusitada.
     Para começar, o que dizer do espetáculo de abertura? Waka Waka! Shakira brilhou e deixou a sua marca pop entre o batuque afro. Foi uma verdadeira festa, quem viu, sentiu a alegria que explodia no povo africano.
     Contudo, não foi Shakira o hit da copa, mas sim, o som que embalou a todos foi o das vuvuzelas. Porém, no meio de todo o barulho proporcionado por elas, era possível ouvir um grito: “Cala Boca, Galvão”, a campanha de maior sucesso desse mundial, que teve seu berço no Twitter.
     Bom, chega de pré-jogo. Apita o árbitro, é bola rolando. Quanto ao futebol, se esperava um show de bola dos craques Messi e Kaká, mas nada disso, foi a Jabulani que provocou vergonha aos goleiros e provou porque foi tão questionada.
     Esperava-se também alguma surpresa por parte das seleções africanas, e teve. Os bafana bafana ficaram para a história como a primeira seleção de país sede a não passar da 1ª fase.
     O destaque ficaria para as seleções europeias? Não foi bem assim. Antes do esperado, dissemos ‘au revoir’, ‘arrivederci’ e ‘bye bye’. Então, foram as sul-americanas que se deram bem? Era o que parecia acontecer, mas a história percorreu outro rumo nos últimos capítulos. Quando muitos previam uma final inédita entre Brasil e Argentina, Dunga se tornou zangado e Maradona não ficou pelado.
     Enfim, no país do safári, a zebra estava literalmente solta e chegou a assistir algumas partidas fantasiada de Mick Jagger. Só teve um que não se surpreendeu com esse mundial, foi o polvo profeta alemão, que já sabia que Espanha levaria a sua primeira taça, ou alguém aí já imaginava uma Copa do Mundo assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário