sábado, 3 de abril de 2010

Vida Nova

Por Isabella Farinazzo


     Olá meu leitores chocólatras! Espero que a semana tenha sido boa! E que o feriado tenha sido ótimo! Vamos falar agora de um assunto constante nesse final de semana: Páscoa!
     Sim, esse final de semana é na verdade, um momento de reflexão, para todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo. Eu sou uma delas. Mas apesar disso, o mundo também usa esse final de semana para que todos comprem e comam muuuito chocolate!
     Por isso, resolvi falar sobre todos os assuntos que envolvem a páscoa, em si. O que essa data representa para as pessoas e para o mundo.
     Então vamos começar por partes, claro! O termo “páscoa” vem, principalmente, de ‘Pesach’ cujo significado é passagem. Nas civilizações antigas esse era a data de passagem do inverno para a primavera. Para os judeus marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Os cristãos celebram nessa data, a ressurreição de Cristo. Também existe o coelhinho da Páscoa pois ele representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. E como em ambos os casos a Páscoa representa a nova vida, o coelho se tornou um simbolo. Mas e o ovo?
     Quando os povos antigos iam comemorar a chegada da primavera, pintavam ovos para representar algumas gravuras importantes e comemorativas para eles. Esses povos, realizavam um ritual de adoração para a deusa Ostera, a deusa da Primavera. Em suas representações mais comuns, ela aparecia com um coelho segurando ovos. Juntos aí existiam três simbolos concretizando a idéia de fertilidade e vida nova. Então em 325 d. C. A Igreja adotou esses símbolos usando com frequencia junto com imagens de Jesus Cristo e Maria. Mais tarde na Idade Média, os reis costumavam presentear a si mesmos com ovos feito de ouro e pedras preciosas. Até foram ocorrendo mudanças e chegamos ao famoso (e delicioso – além de muito mais acessível), ovo de chocolate.
     A ideia de presentear com ovos foi seguindo adiante se agravando até que os franceses tivessem a maravilhosa, e até então inédita, idéia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. A idéia ficou famosa, todos gostaram, se espalhou pelo mundo e agora a páscoa é , com certeza, a época do ano que as empresas de chocolate mais gostam, haha.
     Então, comam muito chocolate, com gosto de vida nova durante esse fim de semana; não engordem muito; dividam comigo; cuidado com as espinhas; reflitam sobre todo o significado desse final de semana; e tenham um ótimo sabado.
     Até a próxima, e não se esqueçam de deixar os seus comentários, que são muito importantes para nós aqui do Abra-Aspas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário