quinta-feira, 1 de abril de 2010

1º de Abriiiiiiiil!!!

Por Marília Fittipaldi



     Olá leitores.
     Hoje é o dia da mentira. Apesar da proximidade com a páscoa, há também nesta época um dia de muita “brincadeira”, o dia da mentira, que surgiu ao trocarem o começo do ano, que na França era no inicio da primavera, pelo dia 1º de janeiro; os que resistiram à mudança começaram a ser ridicularizados recebendo convites de festas de reveillon que aconteceriam no dia 1 de abril, antigo reveillon da época, mas que nunca aconteciam.
     O que começou como brincadeira, na verdade sempre foi usado de diversas formas e é até hoje. Não sou esmera mentirosa, nem quero soar politicamente incorreta. Mas convenhamos, quem nunca mentiu? Quem nunca precisou deste artifício para se safar de situações constrangedoras ou vexaminosas? Somos humanos e isso, queiram ou não, faz parte do nosso universo selvagem.
     Em uma breve pesquisa, podemos encontrar mandamentos de mentirosos, mas talvez isto não seja o ideal. Recorri, portanto, às dicas de como saber se alguém esta mentindo, e algumas coisas ficaram claras o suficiente para que eu possa dizer como pregar aquela mentirinha de 1º de abril, ou aquela farsa pra toda vida. O método, em geral, é o mesmo.
     Pra começar, só minta quando realmente for necessário, ficar com fama de mentiroso pode te atrapalhar; é a velha história do menino e as ovelhas: se você mente muito, uma hora não vão mais acreditar. Além de que, quem mente demais começa a se contradizer, misturar as mentiras, esquecer o que disse, então selecione seus alvos e escolha apenas as situações de extrema necessidade. Para ajudar neste ponto, vale também não detalhar demais, assim fica mais fácil lembrar do que foi dito. Só dê os detalhes que lhe forem perguntados.
     Se ainda assim você precisar mentir, é indispensável que você mesmo acredite na sua mentira, se você não acreditar, ninguém vai. Principalmente se o alvo escolhido for alguém muito desconfiado, ou muito mentiroso.
     O pior vilão de quem está a fim de mentir, é seu próprio corpo. O nervosismo e as ações involuntárias podem te denunciar. Mantenha-se calmo, olhe nos olhos, controle as piscadas, o suor, as gaguejadas, a vermelhidão do rosto e os possíveis e impossíveis tiques nervosos, atue com naturalidade e tome cuidado com a entonação. Emoção demais dá um tom de dramático e por vezes, falta de emoção ajuda a parecer que estás falando de algo comum e que não tem nada demais naquilo.
     Mentir por improvisação é o pior que se pode fazer. Esta eu admito que tentei, tentei. Não me dei bem exatamente porque não treinei. Não que o treino de quem quer mentir seja ficar mentindo, mas pense no que você vai dizer antes, imagine os possíveis questionamentos e elabore as respostas para todos eles, já que se opor à alguma pergunta, é se entregar; da mesma forma que mudar expressão ou negar com ênfase caso lhe perguntem se esta mentindo. Pense em todas as hipóteses e argumentações, e tenha uma carta na manga pra tudo. Já que você vai se programar para a mentira, coloque verdades nela. Uma forma de entender isso é o exemplo dado pelo site: “Se você quer que alguém coma um bombom envenenado, você, obviamente, não dará apenas aquele bombom. A probabilidade de a pessoa comê-lo é muito menor do que se ele vier numa caixa, cercado de bombons limpos, saborosos e perfeitamente saudáveis.”, ou seja, admita pequenos erros, coloque atrasos possíveis de terem acontecido, diga que se esqueceu, por exemplo; isso provoca a sensação de que você não estaria mentindo, já que esta admitindo certos erros.
     Por fim, existem duas frases que não se deve dizer: “Eu já menti pra você alguma vez?” é apelativo e “Quem mente é você!” é o tipo de acusação que maus mentirosos fazem para projetar a culpa no outro e fazê-lo sentir culpado; se a pessoa não estiver mentindo mesmo, isso pode ser um tiro no seu próprio pé.
     O mais importante, como já dito, é sempre evitar mentiras e não estudar como fazê-las. A verdade é sempre melhor, não te causa nervosismo e constrói relações mais densas e baseadas na confiança.
     Aos ouvintes de mentirosos, servirei de advogada do diabo ao lhes dizer para que, caso a mentira seja descoberta, tentem entender e escutar as razões da mentira ter sido dita, pensem se vocês não são o tipo de pessoa que se transtorna e causa dramas quando alguém que contar a verdade.
     A todos, pensem e reflitam antes de tudo, antes de contar uma mentira ou melhor ainda, antes de fazer coisas que lhe obrigarão a mentir. Não sejamos escravos dos nossos erros.

2 comentários:

Paulo disse...

mentir é praticamente uma arte, hsaushau, mas algumas dessas manhas de se mentir sao faceis de serem descobertas caso alguem saiba, mas como a Lila falou sobre modos de mentir, existe os modos de ver a mentira, normalmente a pessoa segue sempre a mesma linha de raciocinio afinal ela esta criando a imagem na mente, ou seja, se voce pedir para ela contar a historia de tras para frente, ela vai se enrolar e provavelmente em algum momento vai errar, alem disso a os minimos detalhes do corpo que sao feitos involuntariamente, como uma passada de mao na orelha, coçada de nariz, dentre outros, se quiser aprender algumas coisas basicas existe ate mesmo uma serie que ensina isso, chama Lie To Me, a historia é ficticia mas a ciencia é verdadeira.

Lila Fittipaldi disse...

Olha só, mais uma boa dica: Lie To Me. Nem sabia da existência.
Valeu pela contribuição hein Paulo

Postar um comentário