quarta-feira, 21 de abril de 2010

Globo 45 anos. O Serra a gente vê por aqui.

Por Mateus Martins

     No último Domingo (18), no finalzinho do Fantástico, a Globo lançava a sua vinheta em comemoração aos 45 anos da emissora que serão completados em 2010. Porém, em menos de 24 horas depois, a propaganda foi suspensa devido às reclamações de membros da equipe de campanha de Dilma Rousseff. Petistas alegaram que o jingle fazia referência ao discurso e ao slogan de José Serra, que é o adversário direto de Dilma, e que tal semelhança poderia influenciar na disputa presidencial.
     A campanha de aniversário da Globo dava destaque à ideia de que o Brasil quer e pode mais. A vinheta chega a citar: "Todos queremos mais. Educação, saúde, (...). Brasil muito mais". Ou seja, tem um caráter político-social. No entanto, dias atrás, no Sábado (10), Serra lançava a sua candidatura em um evento em Brasília, no qual o candidato tucano proferia um discurso em que ele, em diversos momentos, enfatizou que o Brasil pode mais com a união de todos. E então, o questionamento que se faz é: A vinheta da Globo foi intencionalmente partidária e, realmente, queria associar o jingle com o discurso de Serra, se aproveitando da coincidência dos 45 anos com a legenda do PSDB?


     Responder a essa questão é fácil, uma vez que a história da Rede Globo é manchada no âmbito político por inúmeros episódios em que foi acusada de ser manipuladora e tendenciosa, de forma que a emissora sempre tenha se demonstrado de direita e, constantemente, faz uma diferenciação ao abordar feitos dos políticos direitistas e dos esquerdistas, priorizando aqueles que lhe convém. Com isso, outra pergunta que se levanta é: Por que manipular informações?
     A Globo se trata de uma empresa capitalista que, como qualquer outra, objetiva a dominação de seus "clientes" e procura atender seus próprios interesses. Portanto, a manipulação de informações nada mais é do que uma artimanha para exercer tal dominação ideológica sobre a sociedade, fazendo com que ela tenha a maioria a seu favor, compartilhando dos mesmos interesses e ideais.
     Enfim, a Rede Globo, que é o meio de comunicação, disparadamente, de maior influência e importância no Brasil, usa de seus telespectadores para atingir seus objetivos. Portanto, se o governo que lhe favorece é o de direita (este ano representado por Serra), a Globo, então, buscará de maneira sutil e quase imperceptível manipular o povo para que o seu candidato se eleja. Dessa forma, conclui-se que o comercial em comemoração aos 45 anos da emissora teve o objetivo de transpassar uma mensagem (propaganda eleitoral) implícita. E, por isso, sem muitas delongas, ele foi retirado do ar.

     Observações:
     Sabe-se que a credibilidade de uma emissora se dá pela qualidade daquilo que é transmitido, mas também, um meio de comunicação de tão grande importância e influência no Brasil, como a Globo, deve ser imparcial e retratar informações abrangentes que façam o telespectador refletir e construir a sua própria opinião e interpretação. Ou seja, não é admissível que a Globo declare publicamente seu posicionamento em relação à disputa presidencial e mais, não se deve manipular a sociedade por meio de uma propaganda implícita.

Portanto, independentemente de qualquer posicionamento político, devemos abrir os olhos e nos voltar contra a essa prática rotineira da Rede Globo.

28 comentários:

Anonymous disse...

Aham, agora se uma emissora quer mais conteudo, e educaçao, significa que ela esta apoiando um canditado que tambem diz o mesmo?
Não poderia ser apenas a vontade de ambos de ver um Brasil melhor, do que uma pessoa que se diz de esquerda do Partido dos Trabalhadores, e que pelos trabalhadores nao faz é nada,

Mateus Martins disse...

Santa ingenuidade!

Sério que acredita em coincidência???

A Globo é bem defamada com seus episódios de manipulação até hoje. E acredito que realmente se aproveitou dos 45 anos para fazer uma alusão ao discurso de Serra, dando ênfase no "MAIS"!!!

Mônica Barbosa disse...

Sejamos realistas. Ela (a emissora em questão) jamais será imparcial. Não se pode esquecer dos interesses( comercial, social, político, econômico) que são os fatores que causa essa tendências nas transmissões do canal. E a Globo, diga-se de passagem em todos os interesses.

Elisabeth disse...

O texto está ótimooo!
Sinceramente, eu como ex-aluna de jornalismo tive de estudar muito sobre a imparcialidade dos meios de comunicação. A Globo é má reconhecida até entre os próprios jornalistas. Um exemplo de apoio partidário a políticos,é o debate ocorrido no Jornal Nacional na campanha presidencial de Lula e Fernando Collor. Para quem anda desinformado, seria muito bom ver esse debate.
Infelizmente, esse episódio é um péssimo exemplo para todos os brasileiros.
Parabéns pelo texto.

Anonymous disse...

Bom primeiro gostaria de fazer uma correção,já que o Serra não é de direita e sim de esquerda,assim como todos os candidatos a presidência,segundo a rede globo não é de direita e sim defende os interesses de quem paga mais,alem do mais não tem nenhum conteudo político nessa propaganda,só há um apelo por melhorias nos serviços basicos,coisa que o governo dos petralhas só piorou,é uma grande criatividade falar em teoria da conspiração.Se vcs quiserem conhecer um pouco da historia dos políticos em questão e de seus aliados lhes recomendo um bom site:www.ternuma.com.br

Anonymous disse...

Meu caro Matheus procure ler um pouco do mestre Olavo de Carvalho e de Julio Severo para entender um pouco mais de política...

Xila disse...

Caro Anônimo...

Acredito ser utopia pensar que a esquerda pagará mais que a direita por algo significante... conseqüentemente, se a globo age conforme quem a banca, ela com certeza age conforme ideologia capitalista.

Com que base, além da simbólica, figurativa e superficial, podemos concluir que o Serra não é de direita??Por favor me diga pois desconheço.


Matheus
O texto está muito bem elaborado...Não o digo apenas pela estrutura mas também pelo debate gerado.

Sucesso Rapaz

Xila disse...

Por que sera que a globo esperou 45 para enfatizar o MAIS Brasil?

Coincidência?

É melhor para "eles" que pensemos assim mesmo...

coincidência...

Mateus Martins disse...

Muito obrigado pelas críticas, sugestões e elogios. Gostei de ter criado uma pequena discussão em cima desse texto nesse blog. E esse era o objetivo.

Cada um tem o seu ponto de vista, não é?! Mas podemos e devemos discuti-los.

Mas gotaria de levantar alguns questionamentos para "Anônimo":
- Com que fundamentos "Anônimo" diz que o Serra é de esquerda?
- Você acha que uma emissora falar de educação e saúde não é apelo político?
- Você acha que a Globo apoia a direita só porque é quem paga mais? Ou a emissora quer que partidos neoliberais (que pensam em dar maior autonomia para as empresas) fiquem no poder para conscequentemente lhe favorecer também, já que a Globo não deixa de ser uma empresa com ideais capitalistas?

Ao outro anônimo:
Vou procurar ler Olavo de Carvalho e de Julio Severo para aprimorar meus conhecimentos em política. Obrigado!

À Xila:
Obrigado!
Concordo contigo, o que a Globo quer é que nós achemos que é pura coincidência.

À Mônica:
Realmente, ela nunca será totalmente imparcial, mas deve buscar e transparecer ser o mais parcial possível para manter a sua credibilidade.

À Elisabeth:
Obrigado!
Bem lembrado, a disputa eleitoral entre Collor e Lula foi um grande exemplo de manipulação da Rede Globo. Eu até pensei em citar o caso, mas acredito que todos os bem informados saibam desse episódio. Também recomendo àqueles que ainda não viram um documentário de 1993 da BBC, "Muito Além do Cidadão Kane", que se encontra no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ).


Obrigado pessoal!!!

Anonymous disse...

Resposta a Xila e aos caros amigos.Procurem saber sobre o Foro de São Paulo,onde é mostrado o poder da esquerda,caso vcs não tenham conhecimento a esquerda na america latina tem um poder enorme financeiro pra comprar que eles quiseram,e pelo que vejo a lavagem cerebral foi bem feita em vcs,já que não conseguem exergar o obivio,que só temos partidos de esquerda nesta eleição...Acordem meus caros antes que seja tarde!!

Anonymous disse...

Xila vc é a favor do PNDH-3????
pq pela sua posição esquerdista...

Anonymous disse...

Matheus se vc for a favor da democracia irá postar este video em seu blog e fará um comentario nele,mas se vc for um petralha(PT) não irá postar...este video fala sobre alguns integrantes do atual governo...
http://www.youtube.com/watch?v=71f32At7HW8&feature=player_embedded

Anonymous disse...

Vamos nos unir contra a ditadura gay que a REDE GLOBO e o PT querem impor!!!
Leiam: http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/outros/11006-globo-sai-em-defesa-do-plc-122.html

Mateus Martins disse...

Caro Anônimo,

Eu não sou um petralha, isso eu te garanto e quem me conhece sabe. No entanto, não colocarei esse vídeo no blog porque não convém no momento, mas caso o senhor queira escrever algo sobre é só mandar mara abraaspas@hotmail.com, que iremos avaliar e o seu texto poderá ser publicado.

Obrigado

Anonymous disse...

Se vc não é um esquerdalha,poste tudo o que a esquerda assina fez...

Mateus Martins disse...

A intenção desse blog não é focar no âmbito político, servindo de arma de oposição a qualquer que seja a corrente partidária.

Porém, repito. Se quiser. Você tem espaço aberto para expressar sua opinião através de um texto seu. Mande para abraaspas@hotmail.com
O artigo e será avaliado e poderá ser publicado aqui.

Obrigado.

Anonymous disse...

como não??? se vc acabou de fazer uma critica velada ao serra...realmente vc não entendeu,não to falando pro blog ser arma de oposição,mas sim postar a verdade,não ficar divagando sobre a rede globo que todos nós conhecemos...
Não vou mandar nada,pois vcs vão editar a minha posição,já que este blog tem tendecias esquerdistas...

Mateus Martins disse...

AUSHAUSHAUSHAUSHAU,

Realmenete ilariante, se você me conhecesse iria saber que eu sou PSDBista ao extremo e irei votar no Serra esse ano. Eu detesto o PT.

Portanto, não tem sentido mesmo o que está falando.

E outra não editaríamos o seu texto a ponto de maquiar a sua posição. A publicação é quase 100% fiel ao texto enviado.

Anonymous disse...

esqueceram de te avisar que os tucanos são de esquerda...pobre juventude...

Mateus Martins disse...

Isso é uma interpretação sua.

Até aonde eu conheço PSDB é DIREITA!

Cel_Lular disse...

O esquerdista achando que o partido de esquerda PSDB é de direita,só mesmo alguem desprovido de senso político para falar uma besteira sem tamanho,eu tenho dó de vc pq o PSDB é o mesmo lixo que o PT,mas a hora em que vc perceber isso será tarde,é meu caro e a culpa é da rede Globo hahahahaha.
Antes de fazer qualquer comentário tenha o minimo de conhecimento,para não falar asneiras,estude antes e tenha visão critica,senão realmente seu blog é irreverente,pois é uma asneira atrás da outra,eu me divirto lendo o seu blog,mas por outro lado fico triste,como alguem pode acreditar em tudo o que le???
Tenha visão critica...pois a sua anda fraquinha fraquinha...Ahhh me esqueci a culpa é da rede Globo...
A rede Globo é só o instrumento...

Anonymous disse...

Concordo com o Cel_Lular,Vc é mto fraco e acredita em tudo o que lê e falam pra vc,PSDB = ESQUERDA,qualquer pessoa séria vai te falar que PSDB NÃO É DE DIREITA,leia um pouco e vc verá...

Anonymous disse...

Onde vc estuda??Pq deve ser de esquerda pra vc falar que o PSDB é direita...
Meu filho vá estudar pra aprender alguma coisa...

Anonymous disse...

Leia esse texto e tente aprender um pouco...
http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/11034-a-direita-que-a-midia-criou.html,
se vc é de direita irá concordar...

Anonymous disse...

Programa eleitoral do serra é igual ao da Dilma,acorda ai o PSDbista de direita,http://www.midiasemmascara.org/artigos/eleicoes-2010/11029-jose-serra-com-datena.html,e vc falar que é de direita é uma calunia a verdadeira direita

Mateus Martins disse...

Realmente, não sou um expert como vocês se denominam. Porém, tenho a minha visão e acredito que ela não está errada. Mesmo assim, eu admito que serei sempre um eterno aprendiz e vou sim ler mais sobre o assunto e me informar mais.

Obrigado!

Mateus Martins disse...

Repararam em quanto tempo a Globo demorou para fazer outra campanha de aniversário? E depois falam que é algo trabalhoso e super planejado com antecedência. AHAM, senta lá...

Anônimo disse...

Olha, como é uma social democracia, é uma "esquerda light". Mas como eles tbm defendem o liberalismo... aí é direita.

Postar um comentário