terça-feira, 30 de março de 2010

Homens-meninos, namorados malvados

Por Jéssica Bueno


     - Você está machucada?
     - Não... Isso não é tão ruim. Eu apenas tropecei...
     Se você tropeçar no amor, pode melhorar.
     Mas se você cair no amor, você cairá para sempre.

     Olá pessoal, essa semana comecei a ler um livro muito interessante. Esse livro não conta história, na verdade é um exame meio psicológico, chama Mentiras de amor "O que os homens não sabem e as mulheres não admitem" da Deborah Mckinlay. E MENINAS, tem uma parte do lado masculino que eu nunca tinha parado pra pensar, mas não pude deixar de concordar com a autora. Segue:
     “Quando o homem é menino ele faz coisas desse tipo:
     a) Atira num passarinho com uma espingarda de ar comprimido.
     b) Enfia o cachorro da família numa caixa e bate nela com um enorme pedaço de pau.
     c) Tortura um gatinho com fogos de artifício.
     O homem-menino se sente muito mal por ter feito essas peraltices. Ele carrega consigo a carga de culpa por um longo tempo. Então ele cresce, arruma uma namorada e conta a ela sobre tudo isso.
A namorada pensa que essa história, e o fato de o homem ter lhe contado, são uma prova da vulnerabilidade dele, de sua franqueza e de seu amor.
Ela não enxerga o que isso é realmente. É UMA HISTÓRIA ADMONITÓRIA.
     Até o dia em que a namorada está frágil como o passarinho, irritante como o gatinho, doce e devotada como o cachorro da família e o homem pega a espingarda de ar comprimida e atira nela.”
     Agora tudo faz sentido! Então é por isso que quanto mais choramos, mais eles pisam em cima de nós.
     Com certeza, toda garota já passou ou ainda vai passar por essa fase de maldade masculina. Se apaixonar e ao invés de ser correspondida, é massacrada sem dó nem piedade sendo que, cada lágrima do rosto da pobre criatura é um troféu para o ego daquele garoto que está aprendendo a ser um homem muito, muito bipolar no aspecto amoroso. Ok, não gosto de generalização, então vou ressaltar: não todos, mas grande parte deles são assim.
     E mesmo quando os sentimentos são correspondidos, haverá a fase “te chuto, porém te amo”, a qual se refere o trecho acima. Todo ser humano precisa de um ponto de fuga, algo para descarregar seus sentimentos reprimidos, nesses momentos, as mulheres ficam frágeis e procuram por alguém mais forte, que possa ajudar a restabelecer o controle. Os homens, bem, eles precisam de um ser frágil para se sentir mais fortes e conseguirem ter controle de suas vidas.
     Há quem possa defender-se dizendo que é um comportamento instintivo, contudo, já faz séculos que o ser humano deixou de agir por instinto e passou a fazer uso da razão. Não é a toa que dizem que as mulheres estão à frente...
     “A mulher adquire uma postura totalmente defensiva. Ela cerra os dentes e se contém. Quando mão consegue mais ocultar a evidência das suas lágrimas, conta às amigas que estão passando por ‘um mau momento’.
     Ele não consegue controlar seu homem-menino. Ele é quase compulsivo em sua crueldade. Esta mulher simplesmente não vai revidar. Ele a atinge com mais força. Não consegue se conter. Apenas quer ver o quanto esse pobre e estúpido animal irá aguentar.
     Quando o homem finalmente ergue os olhos e vê o sangue manchando as penas brancas do peito da avezinha, quando ele pára de gritar e escuta os ganidos da sua devotada companhia canina, quando se imobiliza por um instante e sente o gatinho esfregar suas pernas...
Ele se sente uma droga”.
     Talvez seja por isso que os homens dizem que as mulheres são confusas, dá pra não ficar confusa com um ser assim? Num dia eles estão com aquele olhar frio e cruel que combina sadicamente com sua expressão de prazer, riem enquanto atiram nos pobres animais. E no outro chegam com a cabeça baixa e olhar suplicante. São, então, vitimas da sua própria raiva. “Oh! Eu nunca quis te fazer sofrer, eu não pensei no que estava fazendo, me perdoe”, e como se já não bastasse tanta falta de vergonha, acrescentam “Eu sou mesmo um idiota”.
     De fato, são. Espero que mais garotas tenham coragem de dizer isso, e precisam começar a praticar desde cedo. Uma menina pode gostar de um garoto e chamar isso de amor, ela com certeza vai sofrer por esse sentimento cedo ou tarde e esse garoto sempre vai tentar se redimir, geralmente tarde demais, e então ela se pega pensando em dizer “tudo bem, fofo” , porque ela ainda tem esperança que ele possa ter guardado as lágrimas que ela chorou e transformá-las em sorrisos. Alguém precisa dizer a essa menininha que isso não vai acontecer. Alguém tem que dizer que é preciso cortar o mal pela raiz. Seus sonhos já foram jogados no lixo e por direito ela deve dizer “Sim, você é mesmo um idiota”.
     O bom sofrimento é aquele que ensina a não fazer a mesma coisa duas vezes. Se os sonhos de alguém forem tirados deste, ninguém vai levá-los de volta. Se um coração foi partido, quem o partiu raramente o concertará. E não pensem que eu estou dizendo que sofrer é bom, só que eu prefiro esquecer a parte do choro e do afogamento pessoal e lembrar apenas do que ele me ensinou. Não adianta se apegar ao que não funcionou direito.
     Estou errada?

3 comentários:

Israel Pedroso disse...

Já ouvi muito da insensibilidade dos homens. Poucas vezes ouvi algo diferente da velha tautologia de que fazemos maldades por sermos maus. Sua coluna não é uma exceção.
É fácil falar da insensibilidade do homem, mas é difícil reconhecer que a criação masculina nos volta para este comportamento. Não podemos chorar. Não podemos falar de medo. Não podemos falar de nossas frustrações. Nossos pais não nos ensina a chorar, mas a bater de volta. Se o não fazemos, ganhamos o estigma de frouxos, fracos ou chorões. Tanto pela família como pelos amigos. Não fomos educados a nos conhecermos, mas a nos evitar. Nossas fraquezas (é assim que vemos nossas tristezas) não estão escondidas, elas são escondidas.
Vocês acham justo isso? O fato das mulheres poderem ser expressar sem qualquer medo de ser criticada por seus sentimentos? Se você tiver a coragem (ou a loucura), faça um exercício caso quiser entender o ponto de vista masculino. Toda vez que você ficar triste, fique quieta, não conte a aos seus amigos, não chore, você pode encher a cara e veja como os homens se sentem. Se você fizer isso por um longo tempo, sentirá uma inveja, que nunca reconhecerá em si, de ver outros poderem chorar. Tanta inveja que você sentirá até prazer se fizer alguem chorar. É assim que um homem pensa. Sorte daquele que tem essa educação afrouxada ou mesmo diferente.
Não peço a misericórdia feminina aqui. Reconheço que os homens erram e muito, ressalto que me incluo neste meio. Destes homens muitos estão acomodados, não irão mudar o jeito. Eles só conseguem existir dessa forma. Logo o fato , deles não entenderem os sentimentos femininos, é óbvio, pois eles não entendem nem os próprios. Mudá-los é insanidade. Ele não precisa de você, ele pode pegar outra otária. É que te manipular é mais fácil do que conhecer outra.
O que precisa mudar é como criamos os meninos, que tipo de homens queremos que eles se tornem. Queremos bundões? Queremos rinocerontes bombados? Queremos um homem que reconhece quando o seu comportamento é inconveniente? Uma dica para as mulheres, se um homem está disposto a mudar, então ele mudará por você apenas por você ter sentido mal por algo que ele fez. Não a necessidade de ameaçar terminar ou terminar mesmo para ter voz.
A revolução feminina deu voz as mulheres. Porém nunca existiu um movimento masculino em prol da expressão dos sentimentos. Não é justo só nos culpar, é comodo.

Daniela disse...

Nada disso justifica fazer sofrer uma rapariga.. apenas pelo prazer de a fazer sofrer, nada disso justifica dar esperanças a uma mulher que não queres ter..
As mulheres também sofrem desde novas com variadíssimas coisas, como uma maior protecção do mundo, uma exigência de que têm de ser comportadas, sensíveis, simpáticas, cordiais, sociais, inteligentes, bonitas, resumindo .. perfeitas. Quem sai destes parâmetros, acaba sempre por sofrer, por não corresponder as expectativas, sendo que, nem por isso andam ai a descontar os seus traumas com os homens (salvo excepções como já referido).

Anônimo disse...

Todos nos somos doutores ao falar das diferencas entre homens e mulheres,mas para mim nao há uma grande diferenca,o que muda é a forma como somos criados.Porque se tratando de maldade ela existe tanto no homen quanto na mulher, vários cientistas já comprovaram o ser humano é o unico "animal" capaz de torturar,matar, um ser da mesma especie por puro prazer.Quando queremos ser malvados poucas coisas são capazes de nos empedir,talvez um pequeno bom senso do que é realmente certo e errado.Os homens carregam o conceito de eles devem ser os protetores isso faz com que muitos não deixem a mulher ter liberdade isso leva ao controle total de uma vida, pior ainda quando asssociadoa dependencia que muitas mulheres tem ou tinham do marido.Mas agora falando da mulher podemos perceber que o conceito de protecão nao muda muito porque a mulher traz dentro de si o conceito de proteão eu tenho que proteger isso porque isso é o meu "dever".Tudo implica em como reagimo as situacões

Postar um comentário