segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns a todas as mulheres!

Por Elisabeth Lima


     8 de março. Dia internacional da mulher. Parabéns a todas nós! Por isso, nesta segunda, resolvi dedicar esse espaço para falar sobre nós, mulheres.
     As mulheres, como muitos sabem, foram por muito tempo discriminadas na sociedade. Como não terem o direito de votar, serem submissas aos homens, enfim uma série de preconceitos.
     A data 8 de março foi criada com o intuito de homenagear mulheres que fizeram uma grande greve, em Nova York, em 1857. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho, como equiparação de salários com os homens, e redução da carga horária. Porém, a manifestação foi violentamente reprimida, e as manifestantes foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Muitas mulheres foram mortas.
     E diante disso, foi estabelecido em uma conferência na Dinamarca, que o 8 de março seria então o “Dia Internacional da Mulher”.
     Na minha opinião, estabelecer um dia para as mulheres é desnecessário. Até porque todos os dias, elas precisam passar por cima do regime patriarcal e machista que nossa sociedade infelizmente ainda vive.
     Mas, sem dúvida, cada vez mais as mulheres estão conquistando um lugar na escala de valores. Isso se mostra na sociedade atual, na qual a mulher tem desempenhado papéis muito importantes na política, em seus locais de trabalho e na família.
     A data 8 de março tem o intuito de discutir e debater sobre o papel da mulher na sociedade. Isso ocorre em vários países, a fim de um dia quem sabe, exterminar de vez, o preconceito e passar a valorizar as mulheres.
     No nosso País, muito já foi feito, como criação de órgãos de Defesa à Mulher, a inclusão de mulheres em nosso governo e o direito do voto.
     Porém, falta um pouco mais de conscientização, tanto dos homens, como das próprias mulheres para melhores condições de vida na sociedade.
     “O homem está colocado onde termina a terra;
     A mulher onde começa o céu...”
     (Victor Hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário