segunda-feira, 29 de março de 2010

A realidade nua e crua dos campos de concentração

Por Elisabeth Lima

     Oi gente!!!! Bom, hoje vou falar sobre um livro, chamado É isto um homem?, que considero um dos melhores que já li. Ele retrata um dos episódios mais tristes da história mundial: o massacre de milhares de judeus na II Guerra Mundial. O autor, Primo Levi, nos mostra a realidade pouco conhecida dos campos de concentração.


     Sinopse
     É isto um homem? é o testemunho de Primo Levi, um judeu italiano que foi deportado para o campo de concentração de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial.
     No livro, Levi conta sua experiência, seus sofrimentos, a lógica econômica própria de um campo e concentração e a perversidade dos nazistas, que se consideravam uma raça superior a qualquer outra.

     Por que ler?
     Sem dúvida ler É isto um homem nos permite entender como um ser humano pode ser animalizado quando se encontra submetido ao caos, como é o caso de Levi. Uma característica do livro é que o autor-narrador não se mostra como um juiz, que julga e condena a situação, porém demonstra uma sobriedade
sem tamanho, apenas relatando sua experiência.

     Preste Atenção
     Ao se deparar com a sobriedade de Primo Levi, o leitor pode se sentir insensível à situação do autor. Porém, é exatamente essa sensação que Levi quer retratar. Já que, por muito tempo, as pessoas trataram o massacre de milhares de judeus como um fato incômodo.
     O leitor precisa prestar atenção em como os judeus se desumanizaram nos campos de concentração. Esse é um motivo de extrema vergonha para muitos sobreviventes, inclusive para Primo Levi, pois enquanto muitos morreram, eles sobreviveram por considerarem que teriam sido imorais e desonestos.

     Trecho comentado
     “Aqueles que perderam tudo ocorre que se perdem em si mesmos”      Esse trecho retrata que, quando se tira a identidade de um homem, ele é destruído. Nos campos de concentração, os prisioneiro eram reconhecidos e não pelo nome e até mesmo suas roupas lhe foram tiradas,. Já que, muitos sabem que as vestes de um judeu são distintas de um não – judeu, o que é uma forma de os distinguir.
     Os nazistas lhe tiraram a dignidade, lhe tiraram tudo, fazendo dele um homem vazio. Pois todos sabemos que a única forma de identificação de uma pessoa são suas características pessoais.

     É isso galera! Espero que tenham gostado da minha indicação e aproveitem para ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário