segunda-feira, 1 de março de 2010

Não ao preconceito!

Por Elisabeth Lima



     Foi ao som de Lady Gaga que o americano Johnny Weir fez sua apresentação, de patinação artística, nos Jogos Olímpicos de Vancouver, Canadá.
     Durante sua performance, um apresentador do canal francês RDS afirmou que Weir "mancha" a imagem dos patinadores. Em outro canal francês, um narrador disse que o atleta deveria fazer um teste de sexualidade.
     Infelizmente, hora ou outra nos deparamos com o preconceito a gays tão evidente. Aqui mesmo no Brasil já presenciamos essas situações muitas vezes. Como o episódio em que o senador Gerson Camata afirmou que o Exército Brasileiro "não é lugar para gays".
     No caso de Weir, não foi a primeira vez que ele ouviu comentários preconceituosos, até porque seu estilo de patinação não é convencional, por suas roupas e até mesmo sua maquiagem. A música da apresentação também contribuiu para chamar a atenção do público, uma vez que, a cantora Lady Gaga incentiva causas a favor de homossexuais.
     No Brasil, desde 1995 um projeto de lei sobre a criminalização da homofobia tramita no Congresso Nacional, mas devido às bancadas religiosas, ele não avança. E um país que se diz democrático e procura defender o respeito a qualquer raça, precisa se mostrar mais eficiente nessas questões.
     Apesar de já mostrar um avanço (leis e projetos favoráveis a homossexuais), o Brasil ainda precisa aniquilar o preconceito pela raiz. Além de leis, precisa-se de medidas mais eficazes de conscientização e orientação das pessoas em geral.
     Até porque, quantos casos de violência, por parte de homofóbicos a homossexuais ainda iremos ver? Até quando as pessoas vão julgar a intimidade de outras e não seu talento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário