terça-feira, 2 de março de 2010

Entre gatos, laquê, a realeza e a juventude

Por Laís Campelo

     A cidade de São Paulo sempre foi considerada um dos maiores e mais importantes centros culturais do país. Esse mês, no entanto, um fato curioso está prestes a ocorrer: quatro famosos musicais serão encenados na capital, avaliando a capacidade de comportar, simultaneamente, tantos e tais eventos.
     Pouquíssimas cidades brasileiras estão aptas a receber shows e peças teatrais de grande porte, pela sua falta de infra-estrutura. Veja que não é apenas sobre locais apropriados para o espetáculo de que estamos falando, mas também de patrocínio, hotéis, transportes e interesse público!
     Vindos diretamente da Broadway, a Meca dos musicais, as peças Hairspray, Cats, O Rei e Eu e O Despertar da Primavera foram cuidadosamente montados por seus diretores. Elenco escolhido a dedo, preço de ingressos ligeiramente mais baixos para atrair jovens, e até importações de fornos para secagem rápida de perucas e de tecidos tailandeses (respectivamente, para as peças Cats e O Rei e Eu).
     A soma do orçamento inicial de cada uma, incluindo os 200 artistas, atores, músicos e bailarinos e os 300 profissionais dos bastidores, resultaram em quase 20 milhões de reais.
     A seguir, as sinopses e informações sobre locais, ingressos e horários:

Hairspray


     No ano de 1962, Tracy Turnblad (Simone Gutierrez) é uma grande garota com um enorme penteado que tem duas paixões na vida: a dança e o Corny Collins Show, um programa musical da televisão que é a sensação do momento.
     Mesmo sendo um tanto gordinha para os padrões estéticos da época, ela prova o seu talento e conquista uma vaga fixa de dançarina no programa, tornando-se uma celebridade instantânea. A identificação do público com a garota é imediata e ela começa a ameaçar a hegemonia de Amber von Tussle, a estrela e filha da produtora do show. Para superar os preconceitos, ela conta com a ajudada mãe, a também fofinha Edna (excelentemente interpretada por Edson Celulari).
     A rivalidade entre Tracy e Amber fica ainda mais acirrada quando elas decidem disputar o mesmo garoto (Jonatas Faro). Ainda no elenco, as ótimas Arlete Salles e Daniele Winits.
     Onde: Teatro Bradesco – Bourbon Shopping / Perdizes
     www.ingressorapido.com.br

O Despertar da Primavera


     Melchior pertence a uma família onde o pai é um representante do poder. Violeta nasce no seio de uma família da classe média alta e recebe da mãe uma educação tradicional e religiosa. Ambos no “despertar da sexualidade”, apaixonam-se, amam-se, numa Primavera repleta de desejos, sonhos e fantasias.
     Outras histórias se cruzam com a destes adolescentes. Entre brincadeiras, estudo, tropelias e desabafos, sente-se o respirar da vida, mas também o peso da repressão, entre diálogos repletos de auto-descobertas e denúncias dos preconceitos e o conservadorismo das instituições e chefes de família, que prezam a todo o custo a sua imagem, do cinismo de uma religião castradora e hipócrita, e da inutilidade de uma educação, tão pouco atenta às suas dúvidas e anseios.
     À medida que a história se desenrola, o espectador é confrontado com questões como o abuso sexual, a violência doméstica, a gravidez na adolescência, a droga, a prostituição, as doenças sexualmente transmissíveis e o suicídio.
     No elenco: Letícia Collin, Pierre Baitelli Débora Olivieri e Carlos Gregório.
     Onde: ainda não foram divulgados local e datas.

O Rei e Eu


     A história se passa no Sião, atual Tailândia, em 1864. O Rei deste país (Tuca Andrada), tirano poderoso, carismático, machista e autoritário tem dezenas de esposas e mais de sessenta filhos. Para educá-los e ensinar-lhes inglês ele contrata uma professora inglesa, Anna (Claudia Netto). Charmosa e voluntariosa, Anna encara com muitas dificuldades este choque de culturas, mas tenta impor suas ideias em relação às mulheres, preconceito, escravidão, política e amor. Com o tempo o Rei e Anna acabam se envolvendo amorosamente, com muito humor e música.Baseada no romance Anna e o Rei do Sião (Margaret Landon).
     Onde: Teatro Alfa / Santo Amaro
     www.oreieeu.com.br

Cats


     Conta a história de uma noite especial na vida dos gatos do grupo Jellicle. Eles encontram-se no Jellicle Ball, onde seu líder sábio e benevolente, Old Deuteronomy, fará uma escolha e anunciará qual deles irá para um lugar especial chamado “Heavyside Layer”, onde poderá renascer para uma nova “vida Jellicle”. No elenco, Saulo Vasconcelos e Sara Sarres.
     O espetáculo conta também a trajetória da triste gata Grizabella (interpretada pela cantora Paula Lima). Embora seja uma Jellicle, o resto da tribo a evita. Ela abandonou os companheiros anos antes para explorar o mundo, e agora é maltratada por sua escolha. Toquinho foi o responsável pela tradução de famosas canções como ”Memory”.
     Curiosidade: O lançamento em Londres aconteceu em 1981, e na Broadway no ano seguinte, ficando ininterruptamente em cartaz até o ano de 2000.
     Onde: Teatro Abril / Bela Vista, até 30 de março.

     Lallie está especialmente ansiosa para assistir “Cats” e espera que os leitores também vejam os espetáculos e divulguem suas opiniões para nós, assim como mais opções de entretenimento no interior do Brasil e de SP.

2 comentários:

Anonymous disse...

Oi Laís, sou eu o Édno -o rascunho do inferno- e sou anônimo???

Eu amo musicais, sempre tive vontade de assistir no teatro, mas o fato inédito de que as grandes produções só ficam nas grandes capitais, eu não consigo ir :(

QUEREMOS MUSICAIS NO INTERIORrrr!!!!

Laís disse...

É isso aí Édno, vamos lançar a campanha:

QUEREMOS MUSICAIS NO INTERIOR!

Aproveitando a deixa, o musical da Cláudia Raia (essa que, pelo visto, levou o marido Edson Celulari de Hairspray pro mesmo caminho) está em cartaz no teatro recentemente inaugurado e aclamado de Paulínia!

Vale a pena conferir!

beijaao!

Postar um comentário