domingo, 28 de fevereiro de 2010

E que medo, hãn?!

Por Isabéla Clude

     Que todos nós temos medo isso é uma coisa certa... Alguns gostam de ser machões, outros preferem assumir o medo que sentem pelos mais diferentes motivos. Mas e quando o medo se torna fobia? Como claustrofobia, que não é mais medo e sim um pavor, algo quase – ou totalmente – insuportável.

 

     Mas o que vem agora pode até assustar você, caro leitor. São algumas das fobias mais loucas e esquisitas do mundo!

     Bromidrofobia
     Pode parecer louco mais quem se encaixa nesse caso tem pavor a odores do corpo. É isso mesmo, o famoso cecê, mal hálito entre outras cosítas mais.
     Tenta imaginar alguém que não faz nadinha que possa gerar transpiração, pois se não o odor vem e o tremilique também.
     Estes delicados “Zé limpinhos” tomam muitos banhos por dia e se esfregam tanto que chegam a se maxucar.

     Caetofobia
     O ator Tony Ramos e o guitarrista Slash são o maior pesadelo de quem tem caetofobia. É que eles morrem de medo de pessoas muito peludas ou com uma baita cabeleira.
     Estes em geral são totalmente depilados e de cabeça raspada. Os mais neuróticos chegam a contratar uma pessoa só para lavar suas madeixas já que eles próprios não são muito chegados nesta pratica. No outro extremo, estão as vítimas de falacrofobia, o temor de ficar careca - aliás, o que seria o paraíso para os "caetofóbicos"...

     Deipnofobia
     “O jantar está na mesa!”.
     Pois bem se você não suporta esta singela frase de sua mãe ou até de seu pobre amigo, preocupe-se você pode estar iniciando um problema chamado deipnofobia.
     Os deipnofóbicos não suportam os momentos de jantar em família ou amigos, eles aprontam o maior suador, sentem falta de ar e são tomadas por uma sensação de impotência na hora que tem de se sentar à mesa.
     A britânica Karen Tate, por exemplo, sempre tem um ataque de pânico quando vai a um restaurante com amigos, e não vê a hora de sair do lugar. Poderia aproveitar para não pagar a conta!

     Eisoptrofobia
     Em geral, a eisoptrofobia, ou medo de espelhos, está ligada ao temor diante do sobrenatural. As pessoas temem ver no reflexo do espelho fantasmas e outros seres.
     Até mesmo a própria imagem da pessoa pode causar terror por se tratar de algo "não humano". A atriz Pamela Anderson é uma das pessoas que preferem sacrificar a vaidade a encarar um "espelho, espelho mau".

     Hipopotomonstrosesquipedaliofobia
     Impronunciável, esta daí afeta que a sofre por um motivo bem exemplificado – o temor por palavras grandes.
     O palavrão gigante acima - já obriga quem sofre do distúrbio a confrontar seu medo que surge também com termos técnicos e médicos (por exemplo, linfangioleiomiomatose).
     Os enrolados também evitam palavras esquisitas e que fujam do coloquial.
     Especialistas sugerem que o medo está na parte dos erros que acontecem no momento em que se pronuncia.

     Onfalofobia
     Só podem ser ET’s.
     Estes estranhos sofrem de um pavor ao nosso amado e fofinho umbigo.
     Nunca encoste no umbigo de quem sofre de onfalofobia, pois o cara pode ter o maior ataque nervoso. Só de ver umbigos os aliens já saem de si e se for de mulher grávida então o babado ta feito!
     É que elas têm o maior pavor de que seu umbigo cresça demais ou fique com o formato conhecido como couve-flor. Algumas mães chegam a tapar o umbigo dos bebês com curativos para não ver a "criatura".
     Façam-me o favor...

     Lachanofobia
     “Mãe compra brócolis? Brócolis, brócolis, broooooooocolis!” Quem não se lembra do comercial da sustagem que mostrava um fofo menininho pedindo vegetais a mamãezinha?
     Quem não deve mesmo esquecer são aqueles que sofrem de lachanofobia. Estes tem pavor a vegetais. Cenouras assassinas, vagens de outro mundo, amoras nojentas – os caras não podem ver nada parecido. 
     Em geral, a pessoa tem medo de algum vegetal em particular. Um jovem americano, por exemplo, tinha pavor de pêssegos. Certo dia, ao entrar no chuveiro da casa da namorada e ver a imagem da fruta no rótulo de um xampu, deu o maior chilique e saiu correndo da casa... – vai vendo.

     Automatonofobia
     Autômatos, como bonecos de ventríloquo, são artefatos que simulam ações humanas. Mas não para pessoas que têm automatonofobia. Para elas, inocentes bonequinhos de parque de diversões são verdadeiros monstros. O "machão" Hugh Jackman, o Wolverine de X-Men, já admitiu morrer de medo do Chuckie, o brinquedo "assassino".
     Quem te viu e quem te vê, ein Hugh?

     Filemafobia
     Eu esperava não encontrar um destes, juro pra vocês – mas encontrei.
     Eis que esta o ser que sofre deste mal tem medo de beijos. BEIJOS, beijinhos, beijões.
     Para quem tem filemafobia, um simples beijo é sinônimo de pesadelo. A pessoa sente enjoos e fica com a boca seca e as mãos trêmulas. Em casos mais graves, chega a ter um ataque de pânico. Não rola nem beijo na bochecha a amigos e familiares. Para os estudiosos, esse transtorno está ligado a outro, a filofobia, o medo de se apaixonar. Ele também é fruto do temor de possíveis ações subsequentes ao beijo, como fazer sexo.

     Caligenefobia
     Machos de plantão - preparam-se. O que vem agora pode deixar qualquer um de vocês com sérios problemas para entender a mente humana.
     Também conhecido por venustrafobia, esse é o pavor sentido por alguns homens quando têm que interagir com - ui, que meda! - uma mulher bonita! Os maricas sentem falta de ar, arritmia e muitos até vomitam. O bizarro terror de beldades é tamanho que alguns sujeitos até abandonam o emprego se tiver alguma gata no trabalho. Como forma de tratamento, o "coitado" é exposto a fotos e vídeos de mulheres bonitas, como Gisele Bündchen. Depois, ainda precisa encarar umas avantajadas face a face.
     É ou não é pra chorar?

Um comentário:

Laís disse...

HAHAH muito bom, bem interessante!

você escreve de um jeito tão gostoso, leve e divertido! continue assim :D

Postar um comentário