terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bolsa de Estudos PUCC

Por Caio Barandas

     No final de 2009 surgiu a notícia sobre o "Vestibular Social PUCC". No edital do concurso constava-se claramente os métodos de seleção e avaliação dos inscritos. Os processos para a obtenção da vaga constituem: inscrição num dos cursos de Licenciatura fornecidos, realização da prova escrita e objetiva e por fim a impreterível apresentação de todos os documentos previstos no edital. Junto com a inscrição, os candidatos agendavam a data da "entrevista social", a qual seria conferida a extensa documentação.
     O interessante e ao mesmo tempo desmotivador é o método utilizado para a aprovação das bolsas de 50% e 100% oferecidas. A renda per capta BRUTA da família do candidato não poderia ultrapassar 3 e 1,5 salários mínimos (515,00) respectivamente. O que dificulta a obtenção da bolsa, pois o salário bruto atual de inúmeros trabalhadores se difere significantemente do real recebido (Salário Líquido). O INSS, convênios médicos, entre outros, fazem parte dos valores debitados do salário bruto que o reduzem em grande proporção e que no caso impediu muitos de conseguirem a desejada bolsa de 100%. Talvez tenha sido este o motivo da imensa abstenção ocorrida na prova escrita e objetiva realizada no dia 29 de janeiro. Estima-se que apenas cerca de 30% dos inscritos tenham feito a prova.
     O intrigante é que as vagas oferecidas por este "vestibular não oficial", como referido por uma das próprias integrantes do projeto, são todas remanescentes do "vestibular oficial", ocorrido no final de 2009. Devido a isto, seria fundamental preencherem as tais vagas de maneira que facilitasse e reconhecesse o real interesse dos participantes, pois, a escassez de professores nas redes de ensino (principalmente pública) é preocupante, assim como a de professores capacitados, aptos e dispostos. Ponto - chave este, que absurdamente não é levado em consideração neste ideal sistema adotado pela PUCC.
     Realmente não importa se o candidato quer fazer Letras, Pedagogia ou Ed. Física, se está determinado ou não à lecionar, o importante é que ele tenha a renda percapta bruta inferior a R$ 772,50!
     É assim que com muito gasto e esforço, tenta-se proporcionar a inclusão social, de forma à atender com a maior eficácia possível a estrutura educacional de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário