quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tá de ressaca?

Por Marília Fittipaldi


     Bom dia, não para todos. Imagino que ao acordar, alguns vocês ainda estejam com alguns vestígios do carnaval. Mesmo depois da quarta-feira de cinzas, tem ressaca que ainda perdura.
     Todo mundo conhece pelo menos uma receitinha de vó: chá de boldo, café preto, comidinha leve como purê de batata e canja de galinha, bastante água, banana, colher de azeite, sucos e até mais álcool para alguns. Mas será que tudo isso é verdade?
     Vamos por partes, o boldo age no estômago ajudando na digestão e no fígado melhorando seu funcionamento; café preto ajuda de certo modo, mas não resolve, café simplesmente ajuda a melhorar a fadiga e a dor de cabeça, mas passando seu efeito, volta tudo de novo; comidas leves fazem todo sentido sim, pois seu estômago acabou de receber uma descarga de “porcaria” mas ainda assim, só coma se sentir fome; água é ótimo em todas as circunstâncias, e em relação ao álcool, deve ser consumida antes durante e depois da bebedeira, a água dilui o álcool, previne intoxicação e ainda facilita o funcionamento dos rins e do fígado, eliminando com mais facilidade os resíduos; banana, da mesma forma que o kiwi, funciona, pois é fonte de potássio e eletrólitos, que são perdidos com a ingestão de álcool; a tal colher de azeite que muita gente usa nem sempre é usada como deveria, azeite como qualquer alimento ajuda, pois deixa mais devagar a absorção do álcool no sangue, mas consumido puro pode causar enjôo, a salvação então, é uma saladinha, levinha, fresquinha e temperada só com sal e azeite, nada de pimenta ou tempero forte; sucos funcionam no mesmo esquema de vitaminas da água e de absorção dos alimentos e ainda possuem frutose que aumenta a energia do organismo, então funciona; beber mais só adia a ressaca e piora a situação, ninguém vai passar a vida bebendo só pra adiar um ressaca.

     Engana-se também quem acredita que comer fritura ajuda, mas só se for antes de beber, pois durante a ressaca só irrita o estomago, gerando um desconforto maior ainda. Em compensação os ovos contém cisteína, que ataca a toxina que causa a ressaca (maldito acetaldeído), eliminando-a.
     Mas não existe remédio melhor do que o tempo, o único remédio que será eficaz com total certeza. Portanto se a sua inimiga ressaca ainda esta em sua companhia, espere um pouco, não se estresse, durma e só faça o que seu corpo pedir, exclua a cabeça desta. Se ela te pedir mais álcool, caia fora, obedeça ao corpo e a ninguém mais. Mas sim, serei obvia, mas vou dizer, se ela não sumir ainda hoje, procure um médico e vá tomar um sorinho no hospital, uns cuidados e mimos a mais para um sofredor carnavalesco, também farão bem.

Um comentário:

Atreyu disse...

eu não estou com vestígios de carnaval!!! Mas com ele na minha área.. rsrsrsrsrs... ele só acaba Domingo aqui!!

Postar um comentário