quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Metálica e indicados ao Oscar 2010

Por Víctor Vital

      Boa quinta-feira leitores! E como toda quinta, hoje é dia de mais uma coluna minha!



     Música – Show do Metallica
     Neste sábado, dia 30, São Paulo pôde prestigiar uma das maiores bandas de metal que já pisou neste planeta. Mettalica está pela terceira vez no Brasil - as passagens anteriores foram em 1989 e 1999. Desta vez, porém, conseguiu uma proeza: afastar as chuvas de São Paulo, o que não acontecia há quase 40 dias. Quem abriu o show foi a brasileira Sepultura e logo depois os americanos entraram: Hetfield, o guitarrista Kirk Hammett, o baterista Lars Ulrich e o baixista Robert Trujillo nem por um minuto se portaram como "tiozinhos do rock". Ainda bem. "We know São Paulo likes it heavy", disse o vocalista durante o show. Como de costume na turnê que vem divulgando o álbum Death Magnetic (2008), a apresentação começou com Creeping Death e foi encerrada com Seek and Destroy. Juntando o jeito brasileiro de fazer bagunça mais o incentivo do metal para pancadaria e pulos frenéticos, aconteceu que 60 mil pessoas pularam, juntas, ao som da música. Foi o que aconteceu em For Whom The Bell Tolls, Master Of Puppets, Enter Sandman e a saideira da noite. Não é normal ver mais de 60 mil pessoas cantando, juntas, um riff de guitarra, em vez de apenas repetirem as letras. Foi o que aconteceu quando o Metallica tocou Fade to Black. Para quem estava na pista, a impressão que se teve foi a de pertencer a um grande rebanho, cujos pastores mandavam e desmandavam à sua vontade.
     O setlist do show foi realmente muito bom. Com clássicos e sucessos.
     Creeping Death
     For Whom The Bell Tolls
     The Four Horsemen
     Harvester Of Sorrow
     Fade To Black
     That Was Just Your Life
     The End Of The Line
     The Day That Never Comes
     Sad But True
     Broken, Beat and Scarred
     One
     Master Of Puppets
     Blackened
     Nothing Else Matters
     Enter Sandman
     Bis
     Stone Cold Crazy (cover do Queen)
     Motörbreath
     Seek and Destroy
     
     Apesar dos quase 30 anos de estrada, os integrantes do Metallica ainda mantêm o vigor e a brutalidade sonora do início de carreira. O que é muito raro de se ver numa banda. Esperamos aqui o breve retorno deles... Mesmo eu não podendo ir no show...



     Cinema – Lista de indicados ao Oscar
     Nesta terça-feira (2/2) a Academia divulgou a lista de indicados ao Oscar. A premiação vai acontecer no dia 7 de março, no já tradicional Kodak Theatre em Los Angeles. Como já era de se esperar, Avatar, de James Cameron recebeu o maior número de indicações, junto com Guerra ao Terror, dirigido pela ex-mulher de Cameron, Kathryn Bigelow. Os filmes receberam 9 indicações cada um. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino vem logo depois com 8 indicações.
     Este ano, foram dez indicações para a categoria de melhor filme, o que não acontece há 60 anos. Os escolhidos foram: Avatar, Um Sonho Passível, Distrito 9, Educação, Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios, Preciosa, Um Homem Sério, Up – Altas Aventuras e Amor sem escalas. Uma outra supresa esse ano é um filme de animação concorrer ao prêmio de melhor filme. Up – Altas Aventuras, concorre além desse, também como melhor animação, melhor trilha sonora, melhor roteiro original e melhor edição de som. Claro, todos muito bem merecidos. Vale lembrar que antes desse, só A Bela e a Fera tinha sido indicada a melhor filme, quando ainda não havia prêmio de melhor animação. Os favoritos para melhor atuação são a Meryl Streep (Julie e Julia) e Jeff Bridges (Coração Louco), ainda que eu esteja de dedos cruzados por Morgan Freeman, por sua excelente representação de Nelson Mandela no filme Invictus, filme que assisti e recomendo a todos.

      Por hoje é isso! Abraços e até quinta que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário