terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Enlouqueçam! Mas com saúde

Por Jéssica Bueno


     O cacau, descoberto pelos maias e considerado por estes como o néctar dos Deuses, é a matriz para se produzir o chocolate que, desde meados do século XVII quando o mundo começou a conhecê-lo, é visto como afrodisíaco.
     Logo, sabe-se atualmente que ele possui propriedades químicas que quando ingeridas causam sensação de bem estar; além de agilizar o raciocínio, uma vez que há em sua composição cafeína e teobromina.
     Mas o conhecimento desse alimento divino não pára por ai, o site O Globo publicou uma matéria no dia 12 afirmando a descoberta de que o consumo comedido de chocolate pode ajudar a diminuir o risco de derrames, além de acelerar a recuperação de pacientes que sofrem de isquemia (falta de suprimento sanguíneo para os tecidos do corpo).
     Em contra partida, o site da Abril diz, na seção saúde, que é o chocolate amargo que beneficia o ser humano, prevenindo diabete tipo 2, reforçando as defesas do corpo e auxiliando no controle do apetite.
     Porém, que atire o primeiro tablete quem se contenta com uma única pedra, pois essa é a quantidade ideal de Teobroma cacau (nome científico) para uma vida mais saudável. E não esperemos que o rei asteca Montezuma II levante de seu túmulo e o atire, uma vez que bebia vários frascos de tchocolati antes de ficar com as mulheres de seu arem, certamente por ter tido uma visão do futuro e concordado com o aventureiro sedutor Casanova (1725-1798) que dizia que o chocolate era o elixir do amor.
     Não bastanto, aparentemente os suíços são da mesma opinião, como pode-se ver na tabela abaixo:

     Consumo de chocolate no mundo
País
Consumo anula per capita
Suíça
12 quilos
Alemanha
10 quilos
Inglaterra
9 quilos
França
7 quilos
Estados Unidos
5 quilos
Japão
2 quilos
Brasil
1,8 quilo

     Thanks: Guia dos Curiosos e aos queridos leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário