quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

INTERNET: Nem vilã, nem mocinha: Apenas realidade

Por Lígia Serra de Sousa


     Nos dias atuais não sabemos viver sem a internet. A evolução tecnológica é tão rápida que podemos dizer que os bebês já nascem dentro do computador, pois antes mesmo de saírem do berçário suas fotos estão nos sites das maternidades podendo ser vistos por familiares e amigos
     Nossas crianças e adolescentes nasceram num mundo informatizado e não sabem viver sem ele, para eles é quase impossível imaginar o mundo antes da Web. E então que diremos? Um bem? Um mal? Os dois???
     Considero como sendo pontos negativos do uso da internet alguns fatores como, por exemplo, os jovens que passam muito tempo presos ao computador, sem fazer exercício físico ao ar livre, esquecem o que é jogar bola, jogar queimada, soltar pipa, brincar de esconde-esconde, entre outras atividades que nossa geração tão bem aproveitou. Horas e horas sentados em frente à tela do computador comendo salgadinhos, tomando refrigerantes, acabando aos poucos com a saúde física. Sujeitos também a outros males, como informações de todo tipo e qualidade, sites de pornografia, pedofilia, salas de bate papo onde podem ser facilmente enganados por pessoas inescrupulosas; sites de relacionamentos onde colocam dados pessoais e fotos, tornando-se alvo de pessoas mal intencionadas; programas que estimulam a subversão da lei, como vídeos de rachas de automóveis e jogos violentos onde, quanto maior for a maldade, mais pontos ganham.
     Outro ponto que me preocupa é o auto-isolamento das pessoas tímidas ou inseguras que preferem manter seus relacionamentos e amizades no âmbito virtual, fugindo assim do contato direto com outras pessoas, podendo causar futuramente sérios problemas psicológicos; no Japão, como tem sido divulgado pela mídia, tem ocorrido um crescente número de suicídios coletivos entre pessoas que se conhecem pela internet e depois vão a lugares pitorescos para se suicidarem inalando monóxido de carbono.
     Com relação aos estudos, fazem os trabalhos escolares com o mínimo esforço, digitam algumas palavras, e pronto, o resultado de uma pesquisa, que antes era extremamente trabalhosa, chega até elas como num passe de mágica, causando certo acomodamento nos estudantes, que muitas vezes nem lêem o que imprimiram e entregaram a seus professores; na internet também são oferecidos diplomas de diferentes instituições do país, basta o interessado digitar a palavra diploma que surge uma lista de sites com pessoas querendo comprar e outras querendo vender os documentos.
     Apesar de tantos problemas e perigos que a internet pode trazer e sempre divulgados pelos meios de comunicação, não quero ser pessimista acreditando que a web é um “bicho papão” ou o “lobo mal” pronto para atacar criancinhas, pelo contrário, quando bem utilizada é uma ferramenta de grande utilidade tanto para pesquisas escolares e cientificas como para relacionamentos interpessoais. Quem não tem um parente ou amigo que mora em outro estado ou país onde a ausência é minimizada pela internet, pelo MSN ou skype? Antigos colegas de escola reencontrados pelos sites de relacionamentos? Tenho presenciado casamentos de parentes e colegas de trabalho que começaram seus namoros em salas de bate-papo.
     Muitas coisas mudaram com o surgimento da Internet facilitando os relacionamentos que antes se perdiam com as distâncias; pessoas tímidas melhoram sua comunicação interpessoal; é possível conhecer costumes de outros países através de bate papos internacionais tendo oportunidade de praticar outros idiomas. Como uma ferramenta aplicada à educação, é de grande importância; ficou muito fácil pesquisar e encontrar material para estudo e trabalhos escolares; viajar pelo mundo, entrar nos mais famosos museus sem sair de casa, como dizia a música “Conheço quase o mundo inteiro por cartão-postal” agora dizemos “Conheço o mundo inteiro navegando pela internet”; essas facilidades trazidas pela Web, não podem mais ficar fora do alcance das pessoas. Cabe a nós pais e também educadores, o acompanhamento das crianças e adolescentes orientando-os no melhor uso dessa ferramenta que é fonte inesgotável de possibilidades tanto para o estudo como para o laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário