sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval Seguro

Por Andiara Pin

     Carnaval é sempre muito bom, não é? Alguns quatro ou cinco dias de festa são revigorantes pra quem precisa descansar e se divertir, mas não podemos esquecer que festa também pode prejudicar nossa saúde, que é o bem mais precioso que nós temos.
     Este ano, em especial, junto com o Carnaval temos o Sol. Aquela “bolinha” amarela, que fica lá o céu pode nos trazer muitos prejuízos. Todos pensam que o sol apenas queima e nos deixa com aquela famosa marquinha de biquíni, mas não é bem assim. Nunca podemos esquecer que, com o sol, podemos desenvolver o Câncer de Pele. É, muita gente não lembra disso, não é mesmo? Ás vezes, uma manchinha na pele pode dar muita dor de cabeça. Por isso, não esqueça de passar protetor solar (são mais eficazes aqueles com o FPS acima de 30) e evitar o sol entre às 10 e 16 horas. Além disso, podemos também desenvolver algum quadro de início de desidratação ou queda de pressão, que pode ser evitado com a ingestão de muito líquido.
     Para os mais velhos, o assunto em questão é o álcool e a camisinha. O álcool deve ser ingerido em pequenas quantidades, e de preferência, junto com algum alimento. Além disso, aqueles que já dirigem, não podem esquecer do famoso: “se beber não dirija”, porque a estatística de acidentes com jovens causados pelo álcool é muito grande. E a camisinha? O sexo seguro evita as doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de prevenir a gravidez indesejada.
     Com essas dicas, você poderá ter um Carnaval saudável e que fará o seu ano inesquecível! Pense bem nisso!

4 comentários:

Anonymous disse...

meu bem, seria FPS e não FDS 30.

Andiara Pin disse...

bom, como todo mundo, eu também erro, infelizmente! :)
corrigindo, fator FPS 30 :D

desculpe, pessoal!

Anonymous disse...

adorei Andiara, foi muito iteressante o texto.
É uma pen que as pessoas nao se preocupem com a saúde :S

Anonymous disse...

tudo bem foi um errinho besta ! Seu tema ficou muito interessante. bj

Postar um comentário