quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Um Super Bowl de surpresas

Por Mário Gomide


     Na noite desse último domingo (7 de fevereiro de 2010) foi disputada a 44ª edição do Super Bowl, a final do futebol americano. O Super Bowl é o terceiro maior evento esportivo do mundo (ficando atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo).
     Era o encontro do Indianapolis Colts contra o New Orleans Saints. O primeiro, uma franquia tradicional na NFL, com dois títulos, chegando pela quarta vez a grande finalíssima. Já o segundo, uma franquia que está desde 1967 na liga, mas não tem tradição, pelo contrário, possui mais derrotas do que vitórias na NFL, portanto, sua história nos playoffs é pequena e a equipe chegava pela primeira vez a final.
     Muitas curiosidades cercavam o jogo. Entre elas, Peyton Manning, o quarterback e principal atleta do Colts, nasceu em New Orleans, já que seu pai (Archie) foi quarterback do Saints durante 12 anos. Seu irmão mais velho Cooper, mora em New Orleans, é vizinho e amigo de Drew Brees (quarterback e principal estrela do Saints) além de torcer pela equipe. Brees, aliás, já tinha quase tudo para ser considerado um dos melhores de todos os tempos, seus números ao longo dessas 9 temporadas na NFL são espetaculares, mas ainda faltava a ele um título de Super Bowl para estar entre os melhores.
     O Colts era considerado o grande favorito para levar o título, já que tinha experiência e um dos melhores QB's (para alguns o melhor) de todos os tempos. Mas grande parte do mundo, inclusive o presidente norte-americano Barack Obama, torcia para o Saints. Era até mais que isso, eles torciam por uma cidade, a cidade de New Orleans. Quem não se lembra do furacão Katrina (2005), que arrasou com a cidade, que vem tentando se reconstruir desde então. E o Saints faz parte dessa reconstrução, já que o seu estádio  (Superdome) serviu como abrigo para milhares de desabrigados.

     O jogo
     Após todo o show para a entrada das equipes no estádio Sun Life Stadium em Miami o Colts começou melhor, e ficou com a bola durante 10 minutos (de 15 possíveis) no primeiro quarto. Com isso anotou um field goal (3 pontos) e anotou um touchdown com um belo passe de Manning para Pierre Garçom, nisso o placar já apontava 10 a 0 Colts no primeiro quarto. Já no segundo quarto o Saints conseguiu um field goal (3 pontos) e na linha de uma jarda arriscou uma quarta descida que não foi bem sucedida. Mas no final do quarto ainda teve tempo para anotar mais um field goal de 44 jardas e deixar o jogo em 10 a 6.
     No intervalo, o show ficou por conta da banda 'The Who' que deu fez uma bela apresentação levantando mais de 70 mil pessoas no estádio.
     Já no terceiro quarto (segundo tempo) o Saints voltou melhor novamente e com uma das maiores ousadias da história do Super Bowl o Saints tentou um onside kick (que é colocar a bola após as 10 jardas e conseguir recuperá-la, usada normalmente nos finais de jogo por equipes desesperadas) e conseguiu o que queria, ficou com a posse de bola. E logo na primeira jogada o Saints anotou um touchdown que colocaria a equipe pela primeira vez a frente do marcador, 13 a 10. Mas o Colts também não estava para brincadeira e Joseph Addai anotou um touchdown para dar novamente a liderança para a equipe de Indiana. Após mais um série de jogadas do Saints a equipe chutou um FG e deixou o jogo em 17 a 16. O Colts teve a chance de abrir no marcador, mas errou um FG de 51 jardas. Brees então comandou mais uma campanha bem sucedida que acabou no touchdown de Shockey. Então a equipe foi para a conversão de 2 pontos, e após um lance difícil que os árbitros recorreram ao recurso eletrônico, a vantagem do Saints foi para um TD, 24 a 17.
     A situação começava a ficar feia para a equipe comandada por Manning, que tinha pouco mais de 5 minutos para anotar o TD de empate. Já no campo de ataque o quarterback acabou sendo interceptado por Porter (jogador da defesa do Saints) que correu para 74 jardas e com isso o Super Bowl XLIV foi para a grata surpresa New Orleans Saints.

     Resultado final : New Orleans Saints 31 x 17 Indianapolis Colts

Um comentário:

Anonymous disse...

O futebol americano a cada ano que passa conquista novos fãns no Brasil, um esporte de extrema tatica e ousadia em muitas vezes. Quem nunca assistiu aconselho assistir ao menos um jogo, e garanto que irá se encantar com o espetaculo oferecido, espetaculo que por si muitas vezes falta em eventos esportivos no nosso país.
Realmente excelente o artigo.

Diego dos Santos

Postar um comentário