terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Maldição da Tecnologia

Por Laís Campelo


     Plena quinta-feira, fim de expediente, há falta de energia.
     Esse é o início de um caos genérico: tudo pára, o trabalho no computador, que estava próximo ao término, é perdido totalmente. Sem luz, televisão, videogame, microondas e uma infinidade de aparelhos eletrônicos em casa e no serviço, as pessoas não sabem o que fazer, ficam imobilizadas, com uma sensação de impotência diante dos acontecimentos.
     Tais instrumentos, atualmente, parecem fazer parte de nós, como uma extensão do corpo humano. É simplesmente impensável para algumas pessoas um dia sem o celular e seus contatos, o Twitter e suas notícias, o Orkut e suas fofocas, o Formspring e suas curiosidades, o MSN e o email.
     Atualmente, mais de 56 milhões de brasileiros tem acesso à Internet, que permite o conhecimento, aprendizado, cultura, contato entre pessoas distantes, além de outros incontáveis benefícios. Porém, é necessário saber como utilizar o computador, pois ele pode trazer males, por vezes irreparáveis, pelo manuseio errado do aparelho e seu conteúdo.
     É muito comum pessoas serem roubadas, sequestradas ou violadas de alguma forma por deixar vazar informações pessoais na Internet ou adquirir produtos em sites não confiáveis. A divulgação em público de dados como a foto na escola das crianças, os lugares que frequenta, seus hábitos e seu dia-a-dia podem, facilmente, torná-lo alvo para pessoas de má fé, além dos vírus introduzidos, que podem ‘roubar’ suas senhas de bancos e outras contas importantes. Por essas e outras, há quem diga que a tecnologia trouxe mais desgraça ao planeta, mas ao mesmo passo que ela nos traz pontos ruins, traz pontos bons e vantajosos, e esse lado não deve, de modo algum, ser desmerecido.

3 comentários:

Marina M. disse...

É verdade Laís, o Mundo ficou totalmente dependente da energia elétrica. E sobre a Internet, pode-se dizer que uma de melhores vantagens é que através dela é possível descobrir todo o mundo e adiquirir muito conhecimento. Mas uma boa parte de seus usuários, infelizmente, não a utiliza com esta finalidade. E também existem muitas informações falsas e outros lixos eletrônicos que prejudicam a boa qualidade deste recurso.

Lallie disse...

Tanto na internet, quanto fora dela, existem pessoas boas e más. A diferença é que, na rede, fica muito mais difícil distingui-las, Marina!

Obrigada pelo comentário!

Frejat rapá disse...

O grande problema da grande maioria dos GRANDES seres humanos seja a aceitação rapida e e cheia de fé no que há de novo e de "bom". Assim as precauções tornam - se ínfimos detalhes na busca do homem ao prazer, comodidade, felicidade, nesse caso, virtual. Informação leva à precaução que enfim, leva à segurança. É simples. Mas esse serzinho humano gosta de complicar...

Postar um comentário