terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bullying, uma resposta à ameça de poder

Por Mateus Martins


     Atitudes agressivas e intencionais, que ocorrem repetidamente e é praticada por um indivíduo ou um grupo, que tem a intençaõ de demonstrar-se sobrerano a outro, indefeso, em um ambiente escolar. Isso é o que intitulamos como "bullying", e é o que se torna cada vez mais frequente na infância e adolescência de uma pessoa, fato esse muito preocupante.
     O(s) autor(es) das agressões, na maioria das vezes, praticam o "bullying" motivados pelo desejo de manter uma relação de poder sobre o outro, querendo transpassar a sua superioridade e impor medo. os atos de violência são realizados, portanto, quando o poder desses "valentões" é ameaçado.
     As vítimas são pessoas consideradas fracas e indefesas, geralmente, alguém que se demonstre diferente dos demais, e por isso não é aceito.
     O "bullying" não mede esforços e tão pouco consequências. O preconceito, a humilhaçaõ e a agressão física e moral são realizadas de forma desumana, o que acaba levando a vítima à dor, à angústia, à depressão e até mesmo ao ódio à vida, ou seja, não vê mais saída para o problema e acaba se submetendo ao suicídio.
     O pior de tudo é que essa agressão é muitas vezes admitida como natural, sendo ignorada pela instituição escolar. O que não deveria ocorrer, pois o papel da escola é de justamente fiscalizar para o "bullying" não ser praticado, além de conscientizar e mobilizar os alunos e aplicar graves penas para os agressores.
     Enfim, a escola junto com a família, essa que deve ser intermediadora do aluno com aquela, cobrando, dessa forma, atitudes imediatas quando esses atos virem a acontecer com seu filho.  E ambas devem trabalhar na recuperação emocional do aluno para não deixar que as agressões atrapalhem seu rendimento escolar. Porém, o priomordial é evitar que se desenvolva o "bullying", colaborando para a formação de uma sociedade mais humana e mais tolerante às diferenças.

3 comentários:

Rodolfo Soares disse...

O negocio é se igualar... só se colocando no lugar do outro pra saber as consequências das atitudes!!
Abraços
www.borarir.com

Ju disse...

Olá!
Encontrei o blog em uma comunidade do orkut, e o nome me chamou atenção. Muito interessante!
Virei seguidora :)

Belo assunto do post, é algo que precisa ser mais discutido e falado, principalmente entre os adolescentes ;)


Sucesso aí !

Xila disse...

Concordo contigo Mateus...

A agressão física e psicológica desenvolvida dentro do ambiente escolar é banalizada!
Acontece constantemente e os próprios gestores da escola e consequentemente da educação não dão a devida atenção ao assunto.

Muito bom o post!


Eii Ju
Sou novo aqui também huauha
O nome é estiloso D++ nehh xD
Bacana huauha

Verdade,o assunto deveria ser mais discutido entre os próprios alunos,acho nada traria mais benefício que isso.

Postar um comentário