quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sonhos - Parte IV (Final) - Aprenda a Recordar

Por Marília Fittipaldi

     Bom dia.
     Já estamos no fim desta série e, portanto, nada mais justo do que lhes oferecer as melhores maneiras de se lembrar dos sonhos (já que, se não se lembrar, nada do que aqui foi dito irá adiantar).
     A maioria das pessoas que não se lembra de seu sonho após o sono exatamente porque ficou ansioso em tentar lembrar. Mas muita calma, lembrar do sonho não é o principal. O principal é lembrar os tais símbolos e os acontecimentos que mais mexeram com você, e ai fica fácil, se foi algo que te chocou ou te chamou mais atenção, você provavelmente ira lembrar.
     Existe algo muito interessante com o nosso cérebro. Se ao acordar você forçar muito a sua memória para tentar se lembrar do sonho, o seu cérebro ira atrás das outras lembranças e vai acabar esquecendo o sonho. Portanto ao acordar, para tentar lembrar do sonho, permaneça deitado e deixe que as sensações do sonho permaneçam em sua mente, aos poucos vá lembrando símbolos e sentimentos e ai sim, tome nota. Lembre-se, apenas anote quando se sentir seguro. Anotações desesperadas podem fazer com que você se concentre na anotação propriamente dita, e não no importante.
     Em geral, fazer anotações pode garantir que mesmo depois de muito tempo passado do sonho, consigamos nos lembrar dele através de associações com o que foi anotado, as imagens vão se juntando e o sonho, geralmente, se recompõe.
     Outra forma para tentar se lembrar dos sonhos é muito simples: conte-o à alguém. Quando você fala do seu sonho, você mesmo vai ligando as imagens à tudo o que esta falando.
     Mas um jeito mais, digamos curioso, é o sugerido pelo psicólogo Frederick S. Perls, onde ele diz para usar o método de pergunta: “pergunte” ao seu sonho. É mas não espere que ele responda, responda você mesmo as suas perguntas, como se fosse o sonho. Talvez nesta linha de raciocínio, chegue-se a algo. Conte-me depois.

      (Baseado em: Parker J. e Parker D. , O Livro Ilustrado dos Sonhos, PubliFolha)

     Encerro hoje a série e de sonhos e volto quinta que vem com algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário