segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dieta de férias

Por Thalita Damaceno


     Dieta de pós-festas ou de férias, chame como quiser, mas todos planejam iniciar uma no novo ano ou na próxima Segunda-Feira. E como colunista dessa data tão decisiva na vida dos supostos gordinhos ou insatisfeitos consigo mesmo, não há tema mais adequado.
     Todos os dias somos bombardeados com artigos com títulos promissores e passos infalíveis rumo à perda de peso. Se você é do tipo de pessoa que, mesmo quando não está de dieta, olha um artigo como esses e planeja o próximo regime, cuidado!
     “O spray que tira vontade de comer doce!”, sim, essa foi a frase estampada na capa da revista Viva Mais de setembro de 2009, e pode realmente funcionar para algumas pessoas, mas depender de um spray com um gosto adocicado para não desejar comer doces me parece mais uma loucura do que uma ferramenta de emagrecimento. A dieta da gelatina (saiba mais) é algo que pode trazer bons resultados, afinal de contas, precisamos sentir o prazer da mastigação, o gosto, e satisfazer o desejo de comer algo doce ou que não conste em sua dieta e até mesmo inadequado a ela.
     Mas não há nenhuma fórmula mágica, ou algo que você coma que lhe fará perder os tão sonhados quilinhos em excesso (se é que você realmente os possui). É necessário muita força de vontade, controlar a alimentação balanceada e corretamente, e o ambiente também influencia muito para o sucesso do processo. Mas junto a tudo isso é preciso integrar exercícios físicos, comece devagar, descubra seus limites, consulte um nutricionista, busque opções saudáveis e adequadas a você, pois, do contrário, será fácil desistir e gerar efeitos nocivos ao seu organismo, tanto física quanto psicologicamente.
     As dietas que expõe grandes astros como exemplo de seu sucesso, ou seus segredos para manter a boa forma (veja um exemplo), nada mais são do que meios de nos influenciar, mais uma das ferramentas de impor os padrões da sociedade contemporânea. Mas e você, está feliz com o seu corpo?
     Se realmente não estiver, se sentir infeliz, desconfortável, ou por questões de saúde, busque um especialista, ou faça uma dieta caseira, porém saudável. Una a tudo isso força de vontade, acredite que você é capaz, e você será (A temática “O Segredo” vem na segunda coluna do dia aqui no Abra Aspas, confira às 15h!).
     Os riscos apresentados por dietas radicais são muitos, e comprovados. A seguir, dois artigos de comprovação científica, noticiados recentemente, que espero que lhe ajudem a entender o quão necessário é realizar uma dieta saudável, sem risco a sua saúde psicológica ou física:

     A minha dieta começa hoje, uma linda Segunda-Feira de férias, e a sua?
     Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário