quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

De Feeling Musical e Sabonetes

Por Izadora Pimenta

     Foi em um show da banda curitibana Copacabana Club, realizado no Bar do Zé, em Campinas/SP, que eu pude sentir uma das maiores vibrações de feeling musical ao vivo da minha vida. Especialmente da parte de Caca V, a vocalista, quando esta saltou no meio do público para cantar o hit Just Do It. E quando se tem o tal feeling musical - a paixão, a preocupação com letras e melodias, com a arte de se fazer música propriamente dita - é que se faz música boa, e isso não depende de estilo. Depende única e exclusivamente de uma dedicação voraz da parte do artista.
     Porém, é comum ver artistas com estas características batalhando muito para obter reconhecimento. Porque, infelizmente, muita gente hoje em dia só para pra escutar o que é comercial.
     Felizmente, a Internet, inimiga dos artistas já consagrados, se torna amiga destes artistas, pois temos acesso a sites como MySpace, YouTube e Twitter, que têm ajudado muitos deles a conquistarem seu espaço. É o caso mesmo do Copacabana Club, que chegou às vinhetas da MTV e da FOX, tocou no festival Planeta Terra, ao lado de grandes nomes como Iggy Pop e Sonic Youth, e que conquista mesmo a desavisados logo na primeira audição.
     Meu propósito aqui, portanto, será apresentar alguns destes artistas - independente do estilo. Artistas independentes, com o tal feeling, mas que ainda precisam de mais reconhecimento para chegar aonde eles merecem.
     E não vou começar sem indicações: Começo apresentando-lhes a banda Sabonetes!
     Os Sabonetes também são curitibanos, mas optaram por viver em São Paulo para alavancar a carreira, e tal jogada vem dando certo. Têm como característica os seus hits que seriam indefectíveis se estivessem disponíveis aos ouvidos de todos. E, apesar do nome engraçadinho, é música séria e comprometida. No mesmo show citado (o do Copacabana Club), os Sabonetes foram a banda de abertura, portanto, posso garantir que é um show contagiante do início ao fim. Aquele no qual você esquece totalmente dos problemas lá fora e se entrega às letras das canções de corpo e alma.
     Acabaram de lançar o seu primeiro CD, homônimo, e disponibilizaram para download em um site interativo (www.sabonetes.net), no qual é possível ficar mudando as fotos de fundo, o que acabou se tornando uma diversão para os fãs da banda, que começaram a criar jogos de cores, mensagens e até mesmo vídeos de acordo com as mudanças.
     Também disponibilizaram no YouTube uma videoagenda de divulgação, com uma espécie de curta-metragem muito divertido.



     Bom, por hoje é só. Espero poder continuar apresentando para vocês outros artistas interessantes.
     Com o tal feeling musical, é claro.

2 comentários:

Anonymous disse...

Gostei muito da coluna!
Aposto que vai ser muito útil, além de poder mostra à todos nós as diversas bandas que infelizmente não são apresentadas na mídia.
Boa sorte (:

Is Farinazzo disse...

Tem razão!
Além disso, mostrar outros gostos musicais é sempre bom! Quero ver a próxima coluna! :D

Postar um comentário