quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sonhos - Parte III - Teorias

Por Marília Fittipaldi

     Olá leitores,
     Hoje, começo a finalizar nossa série, e para isso, nada mais justo que lhes apresentar algumas teorias de grandes pensadores, psicólogos e estudiosos que nos dizem coisas diferentes e podem te ajudar a entender melhor o que você sonha.
     Teoria Freudiana: para Sigmund Freud (1856 - 1939) a mente é dividida em duas partes: consciente e inconsciente, onde tudo o que vem em nossos sonhos é herança, ocorreu quando ainda não tínhamos os sentidos completos, capazes de nos fazer entender, como no nascimento. Ao tentar explicar os sonhos, Freud teorizou o fato de nos colocarmos em nossos sonhos através de várias coisas, não necessariamente nos mesmos (como já dito nesta coluna em análises). Outra teoria muito interessante deste mesmo psiquiatra é a de que os sonhos, constituem os principais sintomas de nossos problemas, sentimentos e repressões, por tanto, preste mais atenção ao que você sonha, isso pode SIM te levara a algo concreto.Como afirma Freud, tente sempre utilizar a técnica de “livre associação” na qual você se lembra do sonho e o associa com a primeira coisa que lhe vier a cabeça e associe esta tal coisa a uma outra, até chegar em algo próximo à você.
     Teoria Junguiana: Carl Gustav Jung 1875 - 1961) começou seus estudos junto a Freud, portanto muitas de suas teorias são parecidas. Porem Jung se diferenciava ao incluir o comportamento aprendido durante a vida e as informações culturais, na explicação dos sonhos. Para ele o que constitui a pessoa é o meio em que ela viveu; o que explica, por exemplo, brasileiros sonharem mais com praia do que suecos. Sua principal técnica de interpretação pode ser muito bem utilizada contando o sonho à alguém ou escrevendo-o pois desta forma você fala tanto a seu respeito quanto a respeito do sonho e pode então, associar tudo isto, mas é muito importante controlar seu censo critico, não se esqueça que é um sonho, são símbolos e sendo assim nada pode ser impossível ou tolo. Seja bem sincero com você mesmo.
     Teorias Grego Antigas: O primeiro a dar interpretações a sonhos estapafúrdios foi Heráclito (c. 544 - 483 a. C.), no século 5 a.C., e ele dizia que o sonho tinha a sua peculiaridade e não deveria sofrer as influencias do mundo do deuses, muito menos dos homens. Já Platão (c. 428-c. 348 a. C.) dizia que o sonho poderia mudar uma pessoa. Mas a grande mudança foi quando, só um século depois que Heráclito morreu, Aristóteles (384 - 322 a. C.) tirou a idéia de “mensagem dos deuses” que era associada aos sonhos; a partir daí suas afirmações foram chegando acada vez mais perto do que hoje está sendo provado, como por exemplo que a melhor pessoa para interpretar o sonho, é o próprio sonhador, pois ele sim se conhece o suficiente para isso; que os sonhos nada mais são do que fragmentos do dia-a-dia; que a forma como se está dormindo e as sensações do seu corpo durante o sono, refletem nos seus sonhos. Esta ultima, foi apoiada por Hipócrates (c. 460 - 357 a. C.) e Galeno Pérgamo (c. 129 - 199 d. C.) que tempos depois começaram os estudos científicos que já davam provas afirmativas disto.
     Teorias Romanas: sendo de autoria de um romano, o mais antigo trabalho sobre sonhos é o de Artemidoro (c.150 d.C.) onde o principal foi a argumentação de que os sonhos são próprios do sonhador, assim como suas interpretação. Depois disto a teoria começou a tornar-se para o que hoje podemos chamar de mito, pois era dito que “vestir um robe roxo ameaça uma longa doença”, “segurar ou comer ovos lhe trará aborrecimento”, etc.
     Teorias Bíblicas: os cristãos sem duvida foram os que mais deram a conotação de sobrenatural aos sonhos. Além disso a história de sonho profético também é algo bíblico; o mais famoso deles talvez seja o sonho de Jacó (relatado em Daniel, no capítulo 4). São João Crisóstomo (347 - 407 d. C.) pregou que Deus se revela nos nossos sonhos. Santo Agostinho (354 - 430) e São Jerônimo (c.342 - 420) disseram que o rumo que suas vidar tomou, foi completamente influenciado por sonhos. Já o profeta Maomé (c. 570 - 632) disse que recebeu grande parte do livro que escreveu, o Corão, em através de um sonho. No século 13 a igreja católica sustentou a idéia de que os sonhos era diabólicos e que os interpretava, estava a trabalho do demônio. No protestantismo, Martinho Lutero (1483 - 1546) dizia que: “O pecado é o aliado e pai de sonhos sujos”.
     Teorias do Oriente Médio: A interpretação de sonhos se baseava nos dias e meses, cada sonho teria uma interpretação diferente, de acordo com o dia que acontecesse. O interprete mais famoso foi Gabdorrhachaman (c. 720 d. C.) que dizia que os sonhos eram proféticos e só poderiam ser interpretados por pessoas que tivessem “um espírito limpo, moral virtuosa e palavra de Verdade”.
     Teorias Européias: O inglês Robert Cross Smith (1795 - 1832) publicou a primeira interpretação de sonhos, na qual códigos para tal. Mas o grande rompimento ocorreu quando os alemães Johann Fichte (1762 - 1814) e Friedrich Schellinhg (1775 - 1854) deram os primeiros indicios de que os sonhos teriam revelações do incosciente e apenas em 1900, com uma publicação de Freud que o pensamento moderno se inicou.
     Teorias Modernas: Não podemos chamá-las de tão modernas, pois a maioria das coisas que se sabe hoje, é decorrência principalmente dos estudos de Freud e Jung E os psicólogos atuais se dividem, em sua maioria, nos que acreditam que os sonhos são frutos do inconsciente, como Freud; e nos que acreditam que os sonhos são sim frutos do inconsciente mas que nos ajudam e fazem parte da integração do consciente com o inconsciente como propôs Jung.

     Agora escolha e me diga, qual a sua teoria?

     (Baseado em: Parker J. e Parker D. , O Livro Ilustrado dos Sonhos, PubliFolha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário