terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A difícil escolha da profissão

Por Natália Almeida

     Olá Meus Queridos Leitores!!!
     É começo de ano, as pessoas estão felizes e com vários planos para colocar em pratica neste início de 2010. Porém, enquanto muitos já fizeram seus planos, outros não sabem nem por onde começar, a dúvida, a incerteza e a incógnita é muito freqüente na hora de escolher a profissão a seguir.
     Mas acalme-se, procure relaxar e esfriar a cabeça sabemos como é difícil escolher uma profissão, afinal, atualmente existem tantas opções que acaba ficando muito complicado para os jovens escolherem apenas uma dentre tantas possibilidades atraentes.
     Quando vai chegando o final do ensino médio os adolescentes começam a questionar-se sobre qual a carreira a seguir? Quais os critérios a serem utilizados? Retorno financeiro? Realização pessoal? Seguir os passos dos pais? Vocação? Satisfação no que faz? Aptidão? Profissão que está em alta ou aquela que esta escassa no mercado de trabalho? Ou todas estas alternativas?
     É preciso pensar muito bem, analisar, conhecer e estudar muito bem todas as possibilidades, escolher de forma consciente, madura e responsável, tudo isto é fundamental para não arrepender-se mais tarde, deve-se considerar aquilo que você gosta de fazer e qual a profissão mais indicada.
     Conhecendo bem o seu gosto, preferência, habilidade e limites, fica muito mais fácil decidir a melhor opção, por isso, é extremamente importante para auxiliá-lo(a) na descoberta da profissão que os jovens conversem com seus pais, familiares, amigos e se possível com profissionais da área que tem interesse de cursar. Enfim, é preciso planejar muito bem o seu futuro, existem varias pessoas ao seu redor dispostas a ajudá-lo(a) para fazer da melhor maneira possível.
     Então vá a luta e boa sorte neste novo ano que esta começando.
     Sucesso a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário