quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que aconteceu na TV em 2009

Por Mateus Martins


     Numa visão geral, para a televisão aberta, 2009 foi um ano peculiar em que algumas emissoras fizeram constantes mudanças na programação e outras mantiveram a sua grade, mas mesmo assim os programas lançados não tiveram nada de inovador, com formatos já batidos e que o telespectador já cansou de ver. E essa mesmice refletiu em perda de audiência a todas as emissoras, com exceção da Band. O ano passado é, realmente, passado, e é para ser esquecido pelas redes de TV, uma vez que os índices do Ibope caíram e muito para a maioria delas e derrubou o prestígio de programas, até então, consagrados pelas mesmas.
     Nessa retrospectiva televisiva de 2009, o resumo com os altos e baixos foi feito emissora por emissora e quesito por quesito, e isso é o que você confere abaixo.

REDE GLOBO


     Para a Globo, 2009 foi um ano de glórias e decepções, pela primeira vez a emissora se demonstrou preocupada com a perda de audiência e com os ataques proferidos a ela, travando uma grande guerra com a Rede Record, o que foi ao ar em seu telejornal mais influente do país, o "Jornal Nacional".
     A maior rede de televisão do país, e que foi eleita como a terceira marca mais influente no Brasil, não investiu tanto em inovação e criação em 2009 e isso custou caro, a Globo chegou a perder a liderança em horários e programas consagrados, e onde antes nunca se imaginava tal derrota. Durante a semana as manhãs da emissora não resultam mais em altos índices e seus Domingos também já não são mais os mesmos. O público cansou dos formatos batidos de alguns programas e isso tudo resultou em um saldo negativo para a emissora da família Marinho, porque apesar de manter a incontestável liderança nas médias nacionais, a Globo se atrapalhou em alguns momentos e cometeu erros de emissora medíocre, devido a preocupação com as concorrentes.
     Vamos analisar parte por parte. No quesito dramaturgia, a Globo oscilou muito em 2009, com novelas que fracassaram e outras que fizeram sucesso e foram do  gosto do povo brasileiro. No entanto, apesar da emissora ter criado pouco, a qualidade da produção de suas novelas e (mini)séries continuam servindo de exemplo a ser seguido. O que não deu certo e despencou no Ibope foi "Negócio da China", "Três Irmãs" e "Paraíso", porém os acertos ficam por conta de "Caminho das Índias" (que além de conquistar o gosto popular, foi premiada com o Emmy), "Caras e Bocas", a reprise de "Senhora do Destino" e as séries "Força Tarefa", "Maysa, Quando Fala o Coração" e "Som & Fúria" e "Cinquentinha", essas foram muito bem produzidas e com um enredo atraente e diferente. Deve-se destaque também para "A Grande Família" e para a última temporada de "Toma Lá, Dá Cá", ambas são séries com um teor humorístico e que consolidaram o sucesso em 2009.
     Com relação ao humor, o "Casseta & Planeta" perdeu seu espaço na preferência do público se tornando muito enjoativo, mas o "Zorra Total", que volta e meia faz uma adaptação, conseguiu bons índices. A Globo perdeu público nos Domingos com "A Tuma do Didi", mas acertou no fim do ano em colocar na grade "Os Caras de Pau", que se demonstrou divertido e irreverente.
     O jornalismo da emissora continua claro e conciso, com explanações objetivas e informações precisas e corretas. Seus telejornais mantêm o alto nível de apresentação como antes. Mas a Globo buscou inovar com apresentações mais informais de seus telejornais regionais, o que pareceu uma cópia do estilo da Record de fazer o jornalismo, apesar desse fato, a rede continua sendo um modelo de como se fazer jornalismo. O seu carro-chefe é o "Jornal Nacional", porém créditos são merecidos ao "Profissão Repórter", que mostrou-se dinâmico e interessante, a infelicidade do ano fica por conta do "Fantástico", que já está desgastado e ameaça a perda da liderança para a Globo no horário.
     Quanto ao esporte, a emissora mantém a sua hegemonia, apesar de cometer alguns erros primários, demonstrando desrespeito com o telespectador. A Globo, em algumas oportunidades, não mostrou jogos de extrema importância, desprivilegiando competições mais importantes como a Libertadores, que teve partidas decisivas não transmitidas, o Mundial de Clubes da FIFA que sequer foi transmitida uma partida e a Liga dos Campeões da UEFA, que a Globo adquiriu direitos (até então dados à Record) e ainda não mostrou nenhum jogo. Mas com relação a seus programas esportivos, o "Globo Esporte" mudou o seu formato de apresentação e deu certo, se tornou ainda mais interessante, porém o "Esporte Espetacular" é outro que já vem enjoando o público.
     Os programas voltados ao público infantil tiveram um saldo positivo no ano passado, a "TV Globinho" adquiriu novas séries como "Os Feiticeiros de Waverly Place" e "Drake & Josh", além da TV Xuxa, que ainda tem gás para continuar mais uns anos na programação, e a estreia de Ger@l.com, que agradou crianças, adolescentes e jovens.
     Em relação aos realitys shows, a Globo tem o seu consagrado "Big Brother", que apesar de vir caindo a audiência a cada ano, em 2009, teve bastante inovação e agradou ao público, mas a emissora ao tentar recolocar "No Limite" na programação frustrou-se com a queda de mais de 50% de audiência com relação a última exibição (em 2001). Além de "Jogo Duro", da mesma linha de "No Limite", foi outro que fracassou em 2009.
     Quanto aos programas de entretenimento e variedades, o destaque coube ao "Caldeirão do Huck" e ao inovador "Amor & Sexo", e os demais decaíram o nível, sendo os principais "Mais Você", "Domingão do Faustão" e "Norma", que foi um fiasco total e teve somente três episódios e logo deixou a grade, esse fato é considerado a maior vergonha da Globo e a maior infantilidade, que tirou do ar de repente a atração devido à baixa audiência. isso é coisa de emissora pequena!
     A Rede Globo não deixou de dar créditos à música com os especiais "Por Toda a Minha Vida", sobre Raul Seixas e Cazuza, e "Som Brasil", além de acompanhar o ano em que o rei Roberto Carlos completou 50 anos de carreira, transmitindo o seu show especial no Maracanã.
     Foi mais ou menos essa a trajetória da Globo no ano de 2009!

REDE RECORD


     Há três anos atrás a Rede Record traçou o objetivo de alcançar a liderança em 2009, mas isso ficou muito longe de acontecer. Tudo porque no ano passado a emissora se atrapalhou muito e cometeu erros de principiante, deixando a sua grade em uma verdadeira zona, que se alterava constantemente. Isso é um desrespeito com o telespectador, que liga a sua TV e acha que vai assistir uma coisa e na verdade assiste outra. Portanto, para Record o ano se resume em bagunça e falta de padrão. E se a rede continuar assim é capaz de para esse ano ela perder a vice-liderança. Então, a Record tem que se acertar urgentemente.
     Embora esse grande problema tenha acontecido, a TV dos bispos demonstrou que a qualidade de suas produções cresce a cada dia, fruto dos altos investimentos que são feitos, exemplos mais claros disso são o jornalismo e a dramaturgia.
     O saldo do ano para a Record não poderia ser diferente, apesar de renovar seus programas e inovar em certos pontos, a emissora foi a que mais perdeu audiência em 2009. Ou seja, o ano foi péssimo, mas a Record tem capacidade de reverter isso para 2010, é só seguir um planejamento bem feito e apostar em mais inovação para o horário vespertino, que sofre com a pobreza das atrações.
     Analisando parte por parte. Na dramaturgia, teve-se fim a última saga dos mutantes, que se fechou com "Prova de Amor", esse estilo de novela fez com que a Record perdesse prestígio e qualidade em suas produções. Porém, com um outro foco, as novelas "Poder Paralelo" e "Bela, A Feia" demonstraram alta qualidade, embora a audiência oscilar muito dessas produções. A "Lei e O Crime" entrou na programação da Record no início de 2009, a série foi a primeira a ser produzida pela emissora depois de 55 anos, e foi um sucesso.
     No humor, o nível da rede cai e muito. O "Show do Tom" perdeu qualidade ao satirizar o reality "A Fazenda" com o "O Cural", um humor baixo e forçado. No demais, "Louca Família" tentou conquistar o público fazendo um humor muito parecido, com relação à história, com o "Toma Lá, Dá Cá" da Globo, porém, a produção da Record não chegou aos pés da da Globo e foi um verdadeiro fracasso.
     O jornalismo da Record continua em uma crescente. Com um estilo inovador de abordar a notícia e que até está sendo copiado por outras emissoras. Os telejornais regionais assim como os nacionais "Direto da Redação", "Fala Brasil" e Record Notícias" se saíram muito bem, mas o principal telejornal da emissora, mesmo com o reforço de Ana Paula Padrão, vem emplacando péssima audiência. O "Jornal da Record" apesar do seu alto nível e sua clareza na explanação dos fatos foi mal no Ibope no ano passado em um horário que coincide com o forte "Jornal Nacional" da Globo.
     Com relação ao esporte, a Record perdeu os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da UEFA para a emissora Marinho. E não pôde transmitir nenhuma partida de futebol em 2009. Mas lançou um novo programa esportivo, o "Esporte Fantástico" com Milena Ciribeli, com o estilo do "Esporte Espetacular" da Globo, só que com matérias mais interessantes e diferentes, mas a audiência foi um fiasco.
     A programação da Record voltada ao público infantil foi muito fraca, em geral somente "Pica-Pau" foi o desenho para as crianças, que ocupou grande parte da grade vespertina da emissora. Uma verdadeira vergonha e falta de planejamento e, porque não, falta do que passar na TV.
     Os realitys shows da Record são considerados bons e já consagrados, como "Troca de Família", "O Aprendiz" (que perdeu Robertos Justos para 2010) e "Ídolos", que foram muito bem apesar de um horário muito ruim, tarde demais, em que são transmitidos. Mas a Record inovou, lançou "A Fazenda", o confinamento de "famosos" em meio rural; sua primeira temporada foi muito bem, mas a pressa e desorganização fez com que logo em seguida viesse a segunda, que não conseguiu mais os bons índices de audiência. A Record estreou um game, "Preço Certo", que com algumas reformas poderá vingar e fazer sucesso em 2010, mas por enquanto está sendo mais um fracasso.
     Programas de variedades e entretenimento não mudaram muito mantendo-se estável, com exceção do "Hoje em Dia" que perdeu Ana Hickman (que substituiu Eliana no "Tudo é Possível") e Brito Júnior (apresentador de "A Fazenda"), com constante mudanças da equipe de apresentadores, o programa entrou em queda constante. Por outro lado, o "Domingo Espetacular" se firmou.
     A grande contratação do ano ficou com a emissora de Edir Macedo, que trouxe Gugu do SBT, seu programa vai bem mas não arrasador como se esperava.
     Essa foi a história que a Record escreveu em 2009!

SBT


     Para a TV de Silvio Santos, 2009 foi um ano de mudanças e ajustes na programação para tentar reconquistar a vice-liderança no Brasil. Mas como já é de praxe no SBT, ocorreu muita bagunça na grade, o que demonstrou que a falta de planejamento e seriedade é ainda um grande problema na emissora. O que diferenciou 2009 dos últimos anos para o SBT, é que a emissora investiu e apostou mais em inovação, com novos formatos de programas, como os realitys e games shows e as séries, que foram do gosto do público, destaque para "Esquadrão da Moda" e "Sobrenatural", que atingiram bons índices.
     Cabe também méritos à emissora com relação aos bons momentos e a evolução na qualidade de produção de matérias jornalísticas e de novelas. O que serviu como resposta aos críticos que diziam que o SBT não é capaz de fazer jornalismo e dramaturgia.
     Enfim, o SBT foi uma emissora que oscilou muito com altos e baixos constantes, porém os baixos prevaleceram, o que resultou em um saldo negativo para a "TV mais feliz do Brasil". E o slogan já diz tudo, mas de tão feliz a emissora chega a dever com a seriedade e com a responsabilidade perante ao telespectador, além do mais parece ser boba e até mesmo brega em alguns momentos. Isso tudo refletiu no Ibope, fazendo o SBT perder muito em audiência em 2009, sendo intitulada como a emissora que vem em queda constante.
     Silvio Santos deve tomar cuidado para não colocar a emissora no fundo do buraco. Condições para sair dessa estatística o SBT têm, e por isso, promete renovação para 2010 com o objetivo de retomar o segundo lugar da Record. Vamos aguardar para ver.
     Para vamos resumir mais detalhadamente o que foi o SBT em 2009, comentando quesito por quesito.
     Na dramaturgia, o SBT se deu muito mal com relação aos resultados na audiência, porém houve uma pequena evolução na qualidade da produção de suas novelas. Íris Abravanel foi o principal nome do SBT esse ano na dramaturgia, ela escreveu as duas novelas produzidas pela emissora, "Revelação" e "Vende-se um véu de noiva". O SBT acertou em cheio em colocar séries, até então inéditas na TV aberta, em sua grade, como "Harper's Isaland" e "Sobrenatural", que no horário nobre garantiram a vice-liderança a emissora.
     O humorismo da SBT fica por conta da "Praça é nossa" que teve um nível muito baixo em 2009, realmente, a emissora precisa inovar nesse quesito porque o programa já está desgastado de mais.
     No jornalismo, a emissora de Sílvio Santos se demonstrou muito competente com ótimas matérias em seus telejornais com jornalistas bastante incisivos. Destaque para Joyce Ribeiro e o "Boletim de Ocorrências", um jornalismo novo no SBT e que deu certo. O erro da emissora com relação aos seus telejornais foi a constante alteração dos horários, fazendo com que o Ibope do seu principal telejornal, o "SBT Brasil", obtivesse péssimos índices.
     O esporte no SBT é totalmente ausente. Não há nenhum programa voltado para o esporte na rede nacional, esses ficam por conta das emissoras filiadas, regionais. O que demonstra que o SBT realmente não tem dons  para o esporte.
     Há uma forte programação do SBT direcionada a crianças, como o "Bom Dia & Cia.", "O Sábado Animado" e o consagrado "Chaves", que dão credibilidade a emissora. e que obtêm ótimos resultados. O destaque foi a revelação da apresentadora Maísa.
     2009 foi um ano de apostas para o SBT, que trouxe uma vasta programação de realitys e games shows, muitos deram certo, como por exemplo, "Esquadrão da Moda", "10 Anos Mais Jovem", "Você se Lembra?", "Qual é Seu Talento?", "Nada Além da Verdade" (com Ratinho) e "1 Contra 100" (com Roberto Justus). Esse é o forte do SBT trazer para o Brasil formatos de programas que fazem sucesso no exterior, que são inovadores no país.
     A TV mais feliz do Brasil continua na luta por criar uma revista eletrônica matinal, em 2009 tentou o "Olha Você" que saiu da programação logo. "Casos de Família" voltou com Christina Rocha, e o "Programa do Ratinho" também. Netinho chegou ao SBT para apresentar o "Show da Gente" e Eliana para ter o seu próprio programa. Voltou a grade o "TV Animal". E o "Domingo Legal" ficou por conta de Celso Portiolli". Durante o início da madrugada, foram exibidas as "Pegadinhas Picantes".
     Isso foi o SBT em 2009.

BANDEIRANTES


     À Band só se devem elogios. A emissora manteve a sua linha e seu planejamento em 2009. Com seriedade e responsabilidade, a emissora conquistou maior espaço na preferência popular, o resultado que comprova isso, é que a Band foi a única das quatro maiores emissoras do país que cresceu nos números do Ibope. A rede firmou uma programação concisa e ao mesmo tempo inovou em novos programas para que a grade não fizesse o telespectador cansar. O destaque da Band em 2009 foi o crescimento de seu jornalismo e a seriedade com que tratou o esporte.
     Por isso, o saldo da Band no ano passado foi positivo, ela foi uma emissora correta, coerente e que andou nos trilhos, não perdendo o foco. E a emissora quer mais, o seu objetivo é ultrapassar o SBT em audiência, e para tal feito já anunciou novidades para 2010, e não serão poucas. A TV vai apostar mais em dramaturgia, jornalismo, entretenimento, filmes e animados, humor, além do esporte. Tudo isso por meio de novos programas e renovação dos atuais. E já avisou, vai fortalecer a sua grade para o próximo ano.
     Agora, vamos analisar parte por parte de como se saiu a Band em 2009.
    A Band não teve nenhuma produção própria de novelas. "Isa TKM" adquirida pela Band da Nick. Portanto, a emissora continua fraca no quesito dramaturgia.
     O "CQC", grande triunfo da Band no humirísmo, mostrou sinais de cansaço, mas continua com alta qualidade fazendo um humor crítico muito bom. Outro programa foi "Uma Escolhinha Muito Louca", que não teve lá seus bons índices.
     O grande forte da Band é o jornalismo, com telejornais de alto nível e jornalistas e apresentadores sérios e com linguagem clara. O "Jornal da Band" fez um bom trabalho. A emissora continua com o seu jornalismo de denúncia, feito em pé, o "Brasil Urgente", que vai muito bem também.
     No esporte, a Band se demonstrou vocacionada a isso. Fez transmissões impecáveis, cumpriu com seu planejamento e respeitou o telespectador. Programas como "Jogo Aberto", "Terceiro Tempo" e "Band Esporte Clube" foram ótimos e são grandes exemplos a qualquer emissora. O único problema é que até então, a Band só aborda o futebol, esquecendo-se dos demais esportes.
     O "Band Kids" fortaleceu a programação da emissora voltada para o público infantil. A Band apresentou desenhos de qualidade e do gosto infantil. E vem a cada dia melhorando ainda mais os seus desenhos.
     Em 2009, estreou o game "Zero Bala", que tem uma boa ideia e um bom formato, mas talvez devido ao horário não obtém boa audiência. É apresentado por Otávio Mesquita e Daniella Cicarelli. O programa foi uma inovação da Band, que antes não apostava em games e realitys.
     Os programas de variedades se adaptaram muito bem. o "Dia Dia" e o "Boa Tarde" foram bem e demonstraram crescimento. Porém a aposta que ficou por conta do "toda Sexta", com Adriane Galisteu, foi um verdadeiro fracasso.
     Enfim, essa foi a Band em 2009.

Um comentário:

Mateus Martins disse...

Record vem com tudo para 2010. Aguardem!!!

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