domingo, 24 de janeiro de 2010

A arte feita no corpo

Por Isabéla Clude

     Olá queridíssimos leitores desta coluna de domingo!
     Primeiramente gostaria de agradecer aos elogios e as críticas. Acho ótimo o fato de existirem os dois essenciais lados, pois assim poderei melhorar ou continuar num ritmo que agrade a maioria.
     Flores, dragões, tribais, pássaros, declarações, com significado, em um momento impulsivo, eternas ou não... Estes são alguns exemplos das tão conhecidas tatuagens.
     É comum nos depararmos diariamente com pessoas que adoram fazer arte no próprio corpo isto porque tatuagem virou um acessório comum entre todas as tribos, estilos, idades ou religiões. Há ainda quem proíba ou deteste, mas garanto que não exista praticamente ninguém que não tenha se deparado com um amante dessa arte não tão moderna.


     A palavra tatuagem tem sua origem pelo explorado James Cook que ao desembarcar no Taiti, Polinésia, surpreendeu-se ao deparar-se com uma porção de índios que usava apenas desenhos feitos na própria pele.
     Esses índios chamavam os desenhos de ‘tattows’ como escreveu Cook em seu diário de bordo e orgulhavam-se muito das marcas no corpo.
     O termo tatuagem vem do inglês tattoo que, por sua vez, deriva do taitiano tatu (pronuncia-se “tatau”, o mesmo som do tattow anotado por Cook). A raíz ta significa desenho. A palavra inteira, desenho na pele.
     Sua origem vem de tão longe que é uma piada dizer que apenas os ‘moderninhos’ buscam pintar-se.
     Existem indicações de que as tatuagens são mais antigas do que podemos imaginar.
    Foram encontradas múmias egípcias do sexo feminino que teriam vivido entre 2160 e 1994 a. C. e apresentam inscrições e traços na região abdominal o que pode indicar que as tatuagens eram utilizadas em cultos de fertilização.
     Em 1991 também foi encontrada na Suíça uma múmia que teria vivido há 5 300 anos atrás e possuía um tipo de pintura no corpo mas que não tinha a ver com culto algum e sim o objetivo era de identificar a tribo, ganhar status ou proteger-se contra maus espíritos.
     Características essas que podem ser vistas nas tatuagens atuais. Existem tatuagens para identificar o estilo, como marcas que um determinado grupo tatua igual, os adoradores de tatuagem fazem pinturas cada vez mais poderosas em tamanho e beleza e tem seu status dentre os outros alterado, ou então os que pintam símbolos espirituais que servem como amuletos.
     Os avanços também são claramente visíveis, por exemplo, nas técnicas.
     A mais primitiva era a de furar a pele com varetas pontudas de madeira, bambu, pedra, osso ou dentes. A cor era adquirida com pigmentos naturais, de plantas, minérios ou animais.
     Foi em 1880 que Samuel F. O’Reilly modernizou as técnicas.
     O cara inventou um aparelho similar as maquinas de costura, que injetava a tinta pela pele através de agulhas de metal banhadas a nanquim. Esta ‘maquina’ só foi patenteada como instrumento de perfuração onze anos depois, pelo primo de Samuel, Tom Rilley.
     No século 20 foi criada a versão portátil do instrumento que é o utilizado em milhares de estúdios. A tinta pode ser natural ou sintética, diluída em álcool isopropílico e anti-séptico bucal. Ou, ainda, em álcool, água destilada e pomada de cânfora.
     A proporção é o segredo dos tons e do sucesso, como os pintores da Idade Média os tatuadores fazem mistérios com suas fórmulas.
     Sem tanta dor essa nova técnica não demorou a conquistar marinheiros, circos e virar símbolo de rebeldia nos dias de hoje.


     Outro grupo que aderiu a moda das tatuagens são os presidiários. As tatuagens servem como marcas e são desejadas ou impostas pelo grupo.
     Conheça alguns códigos elaborados para cada desenho:
     Sepultura - Significa que o tatuado guarda segredo, tem a boca “fechada como um túmulo”, qualidade valorizada na prisão e em liberdade. Outro significado é ter o corpo fechado.
     São Sebastião - Gays e “mulheres de cadeia” (travestis) exibem sua opção sexual com a imagem do santo, borboletas coloridas ou um coração trespassado por uma flecha (que indica homossexual passivo).
     Cobra - Esta o cara é obrigado a fazer, para que todos saibam que o dono é dedo-duro e traíra.
     Nossa Senhora Aparecida - Tem dois significados: pequena, é um símbolo de proteção e esperança. Grande, no alto das costas, quer dizer que o preso foi condenado por estupro e violentado na cadeia – um castigo marcado para sempre.
     Entre outros tantos significados estes são exemplos ainda em uso.


     Para os amantes de tatuagens – como eu! – não há preconceitos no mundo das tattos.
     A beleza de cada uma está nos significados, nas escolhas ou invenções próprias. Tamanhos, cores, efeitos... Cada detalhe é minimamente posicionado para que o efeito final seja perfeito.
     Programas de televisão (como Miami Ink), sites (Portal Tatoo), revistas, profissionais e estúdios novos a cada dia. O mundo dos tatuados cresce rápido e cada vez mais abrange novos estilos e tendências.
     E tatuagens são muito fofas, né?


     "A primeira pele nasce com a gente, a segunda é apenas uma questão de escolha!"
     Um beijo e até domingo que vem!

3 comentários:

Juss disse...

Não sou lá muito fã de tatuagem, sabe. Mas você soube falar dela direitinho. Muita gente tem preconceito com isso. Eu, não. Só não acho que ficaria legal em mim. ^^'

Mas enfim, bom trabalho, o do blog! :D
Abraço!
;D

Isadora. disse...

Nossa gostei muito do texto
achei q esta com um conteudo muito bom.
as fotos que a Isabela colocou e oq ela escreveu ficou muiiito ,muiito bom.
Eu gostei.
Parabens ai pelo blog e pelo texto.

Beijinhos.

Guilherme Gomes Marcelino disse...

Muito bom o textoo amor, foi o tema que mais gostei até agora, deve ser por eu ter 3 tattos e uma delas é seu nome né haha (:

Parabens, beijos amor!

Postar um comentário