sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ibope: Como é calculado?

Por Mateus Martins

     Recentemente, algumas emissoras de televisão (Record e SBT), descofiadas dos índices de audiência, acusaram o Ibope de manipular números e favorecer a Rede Globo.
     Isso porque a Record está desesperada, uma vez que tinha por objetivo a busca pela liderança e vem em queda constante, dando sinais de que perderá até mesmo a vice. E o SBT, que acredita ter uma grade de programação forte, não se conforma com os baixíssimos pontos de audiência.
     Mas será que a acusação é válida? Podemos confiar nos dados do Ibope?
     Entenda como é realizada essa estatística:
     O Ibope utiliza dois métodos para medir a audiência televisiva, um automático, através do Peoplemeter, e outro manual, através de cadernos.
     O peoplemeter é um aparelho eletrônico instalado na televisão, que envia os dados sobre a programação assistida pelo espectador à central do Ibope. Na Grande São Paulo, essas informações são enviadas em tempo real, via ondas de rádio. Nos outros centros, os dados são enviados uma vez ao dia, pela manhã, por telefone.
     O método do caderno consiste em um bloco de folhas a ser preenchido pelo espectador a cada quinze minutos, com o programa que está assistindo. As equipes do Ibope recolhem esses dados a cada duas semanas.
     A escolha das casas que fazem parte da amostragem é feita com base em dados do IBGE. Pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias fazem parte das estatísticas. No total, são selecionados aproximadamente 3,5 mil domicílios (14 mil pessoas).
     Enfim, o Ibope é um institudo de critérios, mas é claro que os dados não são absolutamente pontuais e podem ter erros, uma vez que a parcela de selecionados para a pesquisa é pequena.
     Portanto, os dados não são cegamente confiáveis (um exemplo disso são os erros constantes nas pesquisas políticas), porém nunca devemos desprezar um estudo realizado.

7 comentários:

Raphael Herculano disse...

Record e SBT estão é com medo! Hahahaha Se há dias essa 'pesquisa' da audiência consta que ambas emissoras estão com números pequenos demais, é porque a coisa tá feia mesmo! Hahaha Não tem motivo para o Ibope favorecer a Globo assim, do nada! Seria só por causa do BBB? Record e SBT estão procurando coisa onde não tem, rs.

Willians disse...

Claro que não dá pra acreditar cegamente nos dados do Ibope, os resultados serão sempre imprecisos; mas (o SBT e a Record) dizerem que o Ibope MANIPULA os resultados já é outra coisa, apesar de que não me surpreenderia se fosse verdade, já que o poder da Globo é grande, mesmo as vezes parecendo que tá meio fraquinha.

Mesmo que a Record continue crescendo na audiência como nos últimos anos, ou o SBT voltar a crescer, acho difícil chegarem de fato a derrubar a Globo.
Seja manipulando ou não os dados, infelizmente a Globo continuará na liderança por um bom tempo ainda

http://bloghothits.blogspot.com/

Mateus Martins disse...

Raphael,
Existe sim um motivo para o Ibope favorecer a Globo: DINHEIRO. Não descarto a possibilidade de Globo manipular resultados (tanto de audiência como de pesquisas políticas), já que ela já praticou esse tipo de coisas.
E outra, com certeza a Record e o SBT não estão com medo, mas sim desesperadas, porque são as redes que mais investem em inovação, mas não conseguem resultado nenhum.


Willians,
Concordo contigo. Derrubar a Globo nesse momento é difícil. A Record até tinha um planejamento para isso, porém, a conquista da liderança tem que ser algo realizado aos poucos, a longo prazo, e não de imediato como a Record imaginava. Esse foi o maior erro, fazendo com que ocorresse uma deestruturação da emissora.
E por isso, INFELIZMENTE, a Globo vai continuar na liderança sim (pelo mesnos por mais 2 anos). Porque é a emissora com o melhor sinal de imagem, a mais consagrada e a mais MANIPULADORA.

Valeu pelos comentários.
Continuem ligados!!!

A!!ªN disse...

Não confio muito nessa pesquisa, a percentagem de telespctadores é muito pequena.
Pena que as emissoras dão muito valor a isso e tiram muitas vezes um programa bom ou mais ou menos do ar, só por acharem não ter conseguido a audiência, aliás os patrocinadores também, só patrocinam os mais pontuados. Muita babaquice, em vez deles fazer qualidade eles buscam por baixaria para obter mais audiência.

Anonymous disse...

mario rio de janeiro nao acredito que o sbt ou record estejao com medo ou coisa asim mesmo porque sao duas emisoras que eu vejo sempre e nao sao ruins a globo ja foi as novelas mas agora elas so emsinan a mulheres trair e homem a pular a cerca poriso ja alguns anos nao vejo quase nada na globo emtao sei que ese ibop e manipulado pela globo ate

Anônimo disse...

a verdade e 50% das pessoas que eu conheço não são telespectadores destas três emissoras atualmente assistem TV a cabo então a algo errado ai eram para as três terem indices menores uma que o povo prefere a internet...

Anônimo disse...

Q Cuh!!!!!!!!!!! Post de merda...

Postar um comentário