sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

iPad

Por Sírius Gomes


     Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, confirmou as expectativas e anunciou nesta quarta-feira (27) o lançamento de um computador tablet com tela sensível ao toque de 9,7 polegadas. O produto, definido por ele como “realmente mágico”, ocupa uma categoria entre o laptop e o smartphone e leva o nome de iPad.

     Aguardado pelo mercado desde setembro do ano passado, a iPad foi um dos segredos mais mal guardados de Steve Jobs. No contexto em que foi lançada, pode ser encaixada como algo entre os Notebooks e os Smartphones.
      Ela possui várias características, entre elas podemos citar o uso do 3G, que está ficando cada vez mais popular, e que gera muitos benefícios para quem precisa de um acesso a internet quando está fora de casa.
      É claro que a iPad também conta com Wi-Fi 802.11n de 300Mbps, para acesso a redes locais e a internet, Bluetooth para a utilização de fones de ouvido sem fio, possui os modelos com 16Gb, 32Gb e 64Gb. Conta também com o acelerômetro que é um sensor de movimentos para definir qual a posição horizontal ou vertical da tela, e assim alterar sua imagem para uma melhor visualização, recurso já presente no iPhone.
      Em quisito de softwares, a iPad pode rodar todos os 140 mil softwares já disponíveis para iPhone e iPod Touch, além de outros que serão projetados para ela.
      Com 1,27cm de espessura, 680g no modelo sem 3G, 730g no modelo com 3G, uma tela de 9,7" e uma bateria que assegura aproximadamente 10 horas de uso e 1 mês em stand-by, a novidade ainda possui tela sensível a múltiplos toques, teclado touchscreen QWERTY e permite navegar na web, além de visualizar e-mail, fotos e vídeos. Inclusive canais de TV e a versão em alta definição do YouTube. O portátil oferece ainda ferramenta de mapas, de leitor de livros digitais e cumpre a função de iPod.

      Porém há alguns pontos onde a iPad deixa a desejar:
      Não tem câmera de vídeo – A ausência desse item surpreendeu muita gente (várias previsões se concretizaram, mas a câmera ficou de fora). Para variar, algo que a Apple guarda para apresentar no “iPad 2.0”. Um equipamento com Wi-Fi, 3G, acesso à Internet, tela grande, mas sem capacidade de fazer um chat com vídeo?
      Cadê o Flash? – Outra reivindicação dos donos de iPhones que faz sentido também no iPad. Apesar de ser um devorador de desempenho dos computadores (chega a 80% de CPU em um Mac Pro quad-core para renderizar um jogo) e de bateria, o Flash está presente em grande parte dos sites. Ou seja, não suportar essa linguagem limita a experiência de navegação na Internet.

Um comentário:

Anonymous disse...

ah, falae, quem vai usar um 'celular' tao grande assim ?! nao cabe nem no bolso, se empresarios quiserem ter entao, fora do trabalho vao precisar usar bolsa ? o.ô
ele deve ser ótimo, sem duvidas. mas, tem esse fado tbm !
a reportagem esta otima (:

Postar um comentário