quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Museu da Língua Portuguesa, Globo de Ouro e Rádios

Por Víctor Vital

     Olá novamente caros leitores! Queria que soubessem o quanto gostei de escrever semana passada! E agradeço imensamente pelos comentários! Comentem mais e perguntem o que quiserem! Responderei com prazer! Vamos aos tópicos da semana então:


     Cultura – Museu da Língua Portuguesa
     Durante a semana do Natal para o Ano Novo, estive em São Paulo, o que não é novidade, já que vou pra lá todo o mês, porque minha família inteira mora lá. Conheço a cidade como se morasse lá. Mas, nesse ano visitei o Museu da Língua Portuguesa, que nunca tinha visitado. Nem com excursões de escola, porque odeio visitar lugares assim com muita gente.
     Localizado na estação da Luz, no centro de São Paulo. O prédio da estação é lindo, mas só o prédio, pois o arredor da estação é muito sujo, muitos mendigos, muitos outros prédios caindo aos pedaços. Ainda assim fiquei impressionado com o Museu. Começando pelo preço, apenas R$ 3,00 a meia-entrada. Com ingresso na mão, entramos no elevador de vidro que dá direto na sala de exposições temporárias. Com a exposição de Cora Coralina, poeta que admiro muito. Nessa sala tem o começo de um telão. Mas não é um telão qualquer! Um telão de 106 metros de comprimento! Com 11 filmes diferentes passando. Seguindo o telão, chegamos à sala das Lanternas das Influências, onde existem vários pilares, cada um com uma língua diferente que influenciaram o português do Brasil. Tupi-Guarani, Inglês, Espanhol, Francês... Depois de nos divertimos com as telas sensíveis ao toque fomos ao auditório. Lá é exibido um filme de dez minutos sobre o surgimento da língua portuguesa, e quando o filme termina todos fazem “OH!” O telão levanta e revela uma sala escura com o chão luminoso, com trechos de vários poemas famosos. Nessa sala, ouvimos poesias na voz de artistas famosos enquanto várias coisas são projetadas no teto. É muito bom e reflexivo. Pra terminar a visita, conhecemos o famoso Beco das Palavras! Três mesas com sílabas projetadas que ficam dançando. O seu objetivo: formar barreira com as mãos, fazendo com que as sílabas ricocheteiem e formem palavras. Eu e meus primos perdemos uma hora nesse jogo! O museu é realmente muito bom, divertido. Já me falaram que o Brasil é o único país a ter um museu dedicado a uma língua exclusiva. Mas pesquisando, vi que não é verdade, já que na África do Sul tem um dedicado à língua, Africâner. Semana que vem vou falar sobre o Catavento. Também no centro! Clique aqui para visitar o site do museu.

     Cinema – Globo de Ouro
     Ah, o Globo de Ouro. Eu acho meio sem graça a premiação... Também acho meio falha. Já que tenta premiar TV e cinema, e premia mais ou menos cada um. Mas, é a prévia do Oscar, por isso, dou a devida atenção.
     Começou às 23 horas na TNT. Não vi o tapete vermelho, não ligo para as roupas que as atrizes estão usando. Aí fiquei vendo até terminar, às 2 horas. O apresentador não estava com nada. Piadas sem graça e de humor negro. Não combina. Lógico que tive que mudar o áudio do canal pra não ouvir aquela tradução em tempo real horrorosa com voz fanha, assim é bom que também treino o meu inglês. Mas achei muito bem premiado. Melhor trilha sonora: UP. Melhor filme: Avatar, claro... Achei ótimo a dupla nomeação da Meryl Streep para melhor comédia ou musical! O discurso dela foi muito bom, porém muito longo. Na verdade, os discursos estavam todos muito longos... Os artistas querem falar o nome até do engraxate que limpou o sapato deles no meio da rua (exemplo exagerado, AUHSAUSH). O discurso que mais gostei foi do roteirista do filme ‘Up In the Air (Amor sem escalas)’, que disse que as pessoas adoram quando ele escreve mulheres, e isso se deve ao fato da inspiração dele ser a própria mulher. Ela chorou na hora. Um amor.
     Veja a lista completa dos vencedores.

     Música – Decepção com Rádios
     Esses dias, inventei de começar a andar mais. Deixar de ser sedentário durante as férias. Coloquei um tênis e fui fazer uma caminhada de uma hora. Como estou sem MP3, resolvi pegar o celular da minha mãe com o simples rádio FM. Mas tudo bem. Seria melhor do que andar ouvindo os carros da rua. Fazia muito tempo que não ouvia rádio. Fiquei muito decepcionado. Pois não parava de mudar de rádio procurando alguma que tocava alguma coisa decente. As populares rádios jovens só tocam modinhas ruins como ‘Cine’, ‘Restart’, ou músicas de baladas que só tem batidas repetitivas e enjoativas. As outras rádios de adultos só tocam sertanejo, pagode... Coisas como Victor & Léo. Não aguento não... Mas, ainda existem rádios boas. Posso citar 3! A Kiss FM, que existe em São Paulo e várias outras cidades do estado, só toca Rock. E Rock mesmo! O problema, é que o sinal dela é muito fraco, e isso porque moro no centro. Existe também uma rádio de música brasileira. Mas não rock brasileiro, nem sertanejo, e sim MPB e Bossa Nova, gosto muito de ouvir. Outra muito boa, que começou a transmitir ano passado em várias cidades, é a Oi FM. Essa rádio toca músicas recentes, boas e que não são modinhas. Quando estava começando a ouvir com paciência essa rádio, começa o horário político em todas as rádios. Aí eu desisti de vez e preferi ouvir o barulho dos carros! Comentem falando das rádios da sua cidade.

2 comentários:

dóri disse...

A Oi FM é a melhor invenção do mercado radiofônico!

dóri disse...

E essa rádio de MPB é a Nova Brasil, não é? Gosto dela também, e ela não transmite a Hora do Brasil... E acho que você ia gostar da Antena 1...

Postar um comentário