domingo, 24 de janeiro de 2010

A nova onda da net

Fonte: INFO Online


     O site de perguntas anônimas formspring.me passou na primeira fase de aprovação da internet: manteve o alto número de acessos no primeiro mês de existência.
    No Brasil, o estranho fenômeno dura uma semana. Nem mesmo os americanos, donos do serviço, conseguem explicar o porquê. Da noite para o dia, o site, que foi lançado no dia 25 de novembro, ganhou fama no maior país da América Latina, congestionando a navegação tranquila de outrora.
     Só agora, depois de estagnar de vez sua cria online, Ade Olonoh, dono do formspring.me, concedeu uma entrevista não-anônima para INFO Online, a fim de tentar explicar o que está por detrás do sucesso de um simples site de perguntas e respostas.
     Segundo ele, o formspring.me é uma plataforma que permite compartilhamento de idéias como nenhuma outra jamais fez; e diz mais: não visa lucrar com ela.
     “Queremos apenas que o site cresça, tornando-o ainda mais divertido de usar”, afirma Olonoh.
     Destaco aqui duas perguntas de sua entrevista:

     INFO: De onde surgiu a ideia de criar um site de perguntas anônimas?
    ADE OLONOH: Observamos que, meses atrás, as pessoas estavam criando simples “caixas de comentários” usando Formspring.com e usando-o principalmente no Tumblr, e pedindo a seus amigos/ seguidores para que fizessem perguntas anônimas. Vimos isso crescer e evoluir ao longo do tempo. Isso obviamente não era o que o Formspring.com estava designado para realizar, então nós pensamos que poderíamos lidar melhor com o uso, criando um local completamente separado e adequado para isso. Nós lançamos o formspring.me oficialmente em 25 de novembro.

     INFO: O que você acha dos críticos que dizem que formspring.me é mais uma rede social que contribui para a “cultura do narcisismo” na internet, onde todos usam a mídia para celebrar a si mesmos?
     ADE OLONOH: Pensamos em diversas maneiras; formspring.me apresenta uma plataforma para que as pessoas sejam muito menos egocêntricas do que em outros sites sociais. Todo mundo gosta de falar de si até certo ponto, mas a maioria não está muito confortável de difundir informações sobre seus interesses e atividades sem limites. Se você responde a questões de outros no formspring.me, a conversação é muito mais natural. Você também sabe que pelo menos uma pessoa está à procura de uma resposta sua – não há a sensação de que você está transmitindo informações que ninguém se preocupa ou que ninguém queira ouvir.

2 comentários:

pedrinho disse...

parabéns !

Lais disse...

Acho esse formspring.me uma total falta do que fazer, um instrumento de comunicação sem-noção e sem sentido, o auge da exposição social e o cúmulo da privacidade. Ou falta dela.

Postar um comentário