sábado, 23 de janeiro de 2010

Próxima parada... Pandora!

Por Isabella Farinazzo


     Olá povinho e povão! Sejam muito bem-vindos ao “Abra Aspas” e principalmente à minha coluna!
     Hoje eu resolvi dar uma de crítica de cinema e falar sobre o filme que está bombando em todos os cinemas do mundo, com uma bilheteria rendendo mais de um bilhão de dólares e orçamento superior a U$ 270 milhões. O filme é do mesmo diretor de “Titanic” e... eu acho que vocês já sabem de qual filme estou falando...
     Acertou quem disse “AVATAR”!
     Muito bem. Fui assistir Avatar com a minha família, mas confesso que fui sem nenhuma animação. Estava com críticas de todos os tipos na ponta da língua para o momento em começassem os créditos finais.
     Acabou que eu tomei né. O filme é muito bom, eu chorei horrores (não tenho culpa se eu choro mais que um bebê), tudo se encaixa dentro da história, os efeitos especiais te levam mesmo para outro mundo e o filme vale totalmente o dinheiro gasto na entrada.
     Mas vamos por partes.

     A história
     No futuro, os recursos para a sobrevivência na Terra diminuíram e a situação caótica ficou irreversível. Com base em seus estudos, os cientistas concluíram que há outro lugar conhecido rico em recursos como o planeta Terra. Esse lugar é o Planeta Pandora. Só que existem vários problemas que dificultam a exploração desse planeta; o lugar fica a cinco anos-luz da Terra e sua atmosfera contém gases tóxicos para os homens. Mas vale a pena gastar vários bilhões de dólares para conseguir um supercondutor chamado unobatainium, bastante abundante no planeta.
     Jake Sully (interpretado por Sam Worthington) é um veterano de guerra desiludido com a vida, que perdeu o movimento das pernas nos campos de batalha. Seu irmão morreu e por ter os mesmos genes do irmão, Jake é um dos raros humanos que fazem parte do Programa Avatar, e por isso é obrigado a fazer a viagem de três anos à Pandora. O Programa Avatar foi criado com o intuito de se comunicar com os nativos de Pandora, os Na'vi. Consiste em criar corpos de Na'vis e então estes corpos são controlados externamente por "controladores". Jake conhece Grace (Sigourney Weaver), que é também uma Avatar e uma xenobotânica, que acaba virando uma mentora para ele. Grace é a chefe de todo o Programa Avatar. Jake começa sua vida como um Na'vi. Os Na'vi são muito fortes, rápidos e mais ágeis que humanos. No início, Jake se sente feliz por poder andar de novo. Um dia Jake sai para fazer uma expedição sozinho nas matas de Pandora, e acaba se perdendo. Ele tem que enfrentar as várias feras de Pandora e é salvo por uma verdadeira Na'vi, chamada Ney'tiri (Zoe Saldana), uma espécie de princesa de sua tribo e também uma guerreira ágil e forte.
     Ney'tiri leva Jake para conhecer sua tribo e mostrar as belezas de Pandora. Jake se sente finalmente bem, depois da desilusão de sua vida. Ney'tiri lhe ensina uma nova forma de olhar a vida. Jake se sente mais vivo com seu avatar. Mas a direção dessa base humana no planeta é impiedosa e começa a ameaçar a vida dos nativos, e de Jake também. E é aí que começa, pela primeira vez na história do cinema, o conflito onde os vilões são os humanos e os mocinhos são os aliens.

     (adaptado de http://planetapandora.blogspot.com/2007/12/overview-do-sinopse-do-filme.html)

     O roteiro
     O roteiro é muito bem feito. Cada pequeno detalhe tem fundamental importância dentro da história, os pássaros, os cavalos, as tribos, os humanos, os Na’vi. Inclusive aquelas outras partes de segundo plano, que primeiro a gente pensa ser desnecessário, mas que no decorrer do filme mostram-se ser de extrema importância.

     Os efeitos especiais
     Se você tiver a oportunidade, assista em 3D. Essa tecnologia que vem com tudo nos melhores cinemas do país promete. As cores impecáveis e os efeitos especiais fantásticos combinados à essa tecnologia te levam mesmo à Pandora. Você se sente pulando e correndo como se fosse um nativo.

     O romance
     Além de conter toda a ação da guerra entre humanos e nativos, o filme traz o romance entre o Jake e a Ney’tiri. É um romance impossível, mas típico de filmes, e conquista totalmente o publico e emociona, com cenas realmente tristes e outras nem tanto.

     Os defeitos
     É claro que o filme não é perfeito, sempre tem os seus defeitos e também depende de cada um gostar ou não; porém o quesito ‘Hollywood’ e seus finais felizes com certeza estão presentes, mesmo minimizados com mortes de personagens queridos e importantes. O resto das críticas negativas, eu vou deixar a critério de vocês, caros leitores, afinal, eu estou aqui para elogiar um filme do qual eu gostei.

     Não percam a chance de assistir; é a minha recomendação da semana.

5 comentários:

Anonymous disse...

Quais são os defeitos e por que o amor é impossível?

Tais Carvalho disse...

Olá. Vim parar aqui no seu blog pelo Orkut e adorei, principalmete por que comentamos cinema. Avatar realmente é uma experiência em 3D e como todo grande filme de aventura de Hollywood tem defeitos bem conhecidos do grande público. Mas visualmete é deslumbrante, ai consiste seu ponto forte. Adorei o blog. Parabéns.
Abs

Is Farinazzo disse...

Obrigada Tais! :D
Que bom que gostou!
O cinema é realmente um assunto sem fim.
E o site também tem outros assuntos!
Continue vistando, espero que goste, e obrigada pelo comentário (:
Beijos

Is Farinazzo disse...

Anônimo, os defitos como eu disse, eu prefiro nao citar, pois acho que acaba sendo uma coisa que vai de pessoa pra pessoas criticar.
E sobre o amor impossível, é por causa da diferença entra raças dos dois personagens principais. Garanto que quando voce assistir o filme, poderá entender! ;)
Obrigada pelo comentário.

Anonymous disse...

Já assisti sim ao filme! Por isso não entendi essas afirmações. ;)

Postar um comentário