segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Recomece de fato

Por Thalita Damaceno

     Olá caros leitores,
     Hoje é o dia em que tudo começa, não vou me apresentar, dizer como sou e o que gosto de fazer, acho que aos poucos vocês vão poder me conhecer, pois tudo o que escrevo representa tudo aquilo que sou.
Ano Novo, um bom começo, já que estamos: começando!
     O que um novo ano representa para você? Promessas? Sonhos? Pretensões lançadas na espera de que os novos tempos as tragam até nós?
     Pois para mim é exatamente uma mistura de tudo isso, é como se tudo que desejamos viesse à tona em nossas mentes em uma mesma noite, e que na esperança infinita que de, literalmente, de um dia para o outro tudo mude e nos tornemos pessoas melhores e mais felizes, lançamos nossos pedidos às estrelas, ao mar, a Deus, ou seja lá no que você acredite.
     Olhamos para o relógio, na espera de uma nova Era. Mas não se passa de mais um segundo dentre os muitos que fizeram, farão e estão fazendo parte de nossas vidas enquanto você lê este texto, ou enquanto eu simplesmente o escrevo tentando encontrar uma razão para tantas comemorações.
     Fogos de artifício, luzes, uma mesa farta, amigos, família, abraços, sorrisos, Champagne. Tudo isso faz parte da última noite do ano de todos, ou ao menos da maioria das pessoas. Mas venho perguntar-lhe novamente: O que isso representa para você?
     Todos os dias possuem meia-noite. Todos os dias se tornam mais do que de repente um novo dia. Mas o que torna a passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro tão especial? Nada! Essa é a resposta.
     Os anos, meses, dias, horas, minutos, segundos, enfim; o tempo é algo determinado pelos homens. Seres racionais que desde o primórdio de suas existências tão pouco compreendidas vêm buscando organizar suas vidas, o tornaram-se submissos a sua própria criação. Determinar a passagem do tempo foi essencial para o desenvolvimento da sociedade. Porém, o que nota-se hoje é uma plena dependência e incapacidade humana de fazer do tempo seu aliado, de administrá-lo de uma forma em que não tenha, ao retroceder aos instantes já vividos, que desejar ter feito diferente, e aproveitado melhor cada segundo ao lado daqueles que um dia você amou. Ou ainda utilizar-se da última noite do ano para trazer um conforto psicológico e ilusório a si mesmo de que tudo pode ser melhor a partir daquele ano.
     Mas não se trata de um ano em si, é apenas uma marcação de tempo, mais um dia como outro qualquer. Você precisa tornar especial cada momento singular da sua vida com aqueles que te fazem feliz, pois chegará a hora em que você não poderá mais esperar. E o que você fez para isso? Trabalhou feito louco? Buscou ganhar dinheiro? Sucesso profissional? Bens materiais?
     Nada disso importará um dia, mas sim a lembrança e o sentimento de satisfação de ver o sorriso no rosto das pessoas que você ama, e que te amam também.
     Não precisamos esperar um novo ano para renovar esperanças, realizar mudanças em nossas vidas, sonhar ou agir de fato. Você pode fazer isso todos os dias, progressivamente, até tornar-se aquilo que você realmente quer ser, realizar e planejar tudo aquilo que lhe trará felicidade. Comemore cada dia como se comemora o último dia de cada ano, porque você não sabe se esse que passou foi o último de sua existência, então faça-o valer a pena.
      Não é de um dia para o outro que você vai conseguir mudar sua vida, mas pense no que você tem feito para isso. Arrisque, sofra, emocione-se, chore, sonhe, viaje, sorria, realize-se, viva. Para que ao final de sua vida você possa olhar para trás e dizer que fora feliz, sem mais.

5 comentários:

Mateus Martins disse...

Jéssica obrigado por seu comentário.

Continue acessando o nosso blog porque mais artigos virão por aí. Não perca!!!

Anonymous disse...

Muiito boom *------------------* arrazo

Anonymous disse...

Um texto bem adequado para estes nossos primeiros dias de 2010. Concordo plenamente que o carpe diem deva estar todos os dias e não apenas na literatura ou mesmo em alguns dias específicos do ano...
Dani Stella

Anonymous disse...

Texto muito bem escrito.
Nos mostra que precisamos viver mais dentro da realidade e não somente de sonhos como muitos.
Parabéns !

Anonymous disse...

Podemos ver isso em todo e qualquer lugar.
A coluna ficou muito fraca, poderia ser apoiada em outros pilares ja que esse é um tema tão abrangente.

Postar um comentário