segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sua sinfonia

Por Thalita Damaceno

     Olá, caros leitores.
     Acredito que não haja nada neste mundo que seja tão comum ao gosto de todos quanto a música, independente do estilo que gostamos, das melodias que tocam nossas vidas, que nos influenciam e com as quais nós nos identificamos.
     Música é mais do que melodias compostas e letras transcritas em versos, são sentimentos representados. É como se tudo o que se deseja dizer pudesse ser pronunciado nas mais belas palavras e tons.
     Porém, o que se tem notado não é o que realmente a música busca expressar. Letras sem qualquer sentimento, relacionando-se com tudo aquilo que há de pejorativo e vulgar. É nisso que boa parte da música vem se tornando. Nada.
     Não há um ritmo melódico, e não é algo que agrade nossos ouvidos de fato, podemos ouvir, cantar e dançar, mas nada se passa de músicas que ‘grudam’ em nossas cabeças, e que foram feitas para isso, para serem vendidas.
     Por mais que você não goste de música clássica, ouvi-la é sempre algo que lhe trará calma, e sentir a emoção transmitida por cada instrumento nos faz parte da sinfonia. Não importa o tipo de música que você goste, mas acredito que a música que ouvimos retrata quem nós somos. Diante do que tenho notado, a musicalidade vem apenas retratando o caos constituinte do mundo, e não sei até quando tudo isso vai continuar, e se um dia a música voltará a ser a marca de seu tempo, a expressão das influências de uma era, o desejo de seu compositor, e o coração de seus ouvintes.
     Se um dia você puder pegar um instrumento o qual o som te agrade, toque-o, mas faça isso com sentimento, toque como se tudo que você estivesse sentindo pudesse ser expressado em notas. Você se sentirá completo, acredite. Ou se não puder ou não souber tocar coisa alguma, sente-se no sofá, ouça uma música que você goste e cante-a, sozinho ou com várias outras pessoas, divirta-se, dance, mas pare também para refletir sobre tudo aquilo que ela transmite para você, e busque se encontrar nela, será um momento único do qual você não se esquecerá.
     Crie sua própria sinfonia, algo que represente VOCÊ! Não se deixe levar por tudo aquilo que é vigente, encontre-se, invente algo novo se for preciso.
     Bons músicos não buscam o sucesso, ele chega junto ao reconhecimento de seu trabalho. Músicos que retratam suas vidas e sentimentos, e que realmente tocam aqueles que o ouvem, por mais que sejam poucos; e que mostram-se quem são independente da opinião alheia. Esses sim podem-se dizer completos, pois seu talento está representado a cada nota, a cada batida, a cada palavra. Ali estará ele. E você, onde está?
     Em memória a James Owen Sullivan.
     Bom, já que o assunto é música, nada melhor do que trazer boas notícias da diva Beyonce, tão falada e criticada essa semana. Clique aqui e confira.

3 comentários:

Mateus Martins disse...

Perfeito!
Muito bem colocado.
Tem música que ofende nossos ouvidos, por exemplo o funk, que convenhamos não é música neh!!! (minha opinião)

disse...

quando o assunto for futebol agoríssima é bom falar da Copa do Mundo, e o que pra mim é sempre a bola da vez é falar da Bee, vou aparecer mais vezes

Anonymous disse...

Corretíssimo esse post!
Gostei muito, voltarei mais vezes.
Continuem assim!

Postar um comentário