terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tecnologias de informação

Por Natália Almeida

     Olá, leitores!
     Galera, vocês já perceberam que cada dia que passa surgem novas ferramentas na internet como: email, "MSN", "Orkut", "Facebook", "Twitter", "My Space", entre muitos outros. Assim que são lançadas essas ferramentas passa-se pouco tempo e surge outra parecida mais com novos aplicativos e utilidades inclusas e assim vai-se criando inúmeras novidades na rede para manter-nos sempre conectados. Mais eu pergunto: Até que ponto isto é vantajoso? Vejamos a utilidade e a inutilidade de cada um deles:

     E-mail
     É apropriado para correio eletrônico ou é ainda um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. Uma das utilizações mais frequentes, evidentemente, é para comunicação com amigos, colegas, parentes e para a utilização nas empresas.
     Vantagens: Rápido, barato, conveniente e você pode conferir seu correio eletrônico de qualquer computador no mundo; por exemplo, enquanto está viajando, de um quarto de hotel, do carro, etc.;
     Desvantagens: Nem sempre você fica sabendo quando ou se sua mensagem foi lida e é difícil de apagar as mensagens eletrônicas, pois elas ficam armazenadas em uma variedade de lugares nos discos dos computadores.

     MSN
     Software de bate-papo virtual que conecta pessoas em diferentes localidades simultaneamente.
     Vantagens: Você não precisa se deslocar, tomar banho, se arrumar para falar com as pessoas, está sempre conversando com alguém em um lugar seguro, confortável, apresenta-se sempre sorrindo e bonita(o) devido a foto que mostra, não gasta com celular ou telefone e pode conversar com vários ao mesmo tempo.
     Desvantagens: As pessoas acabam trocando o real pelo virtual.

     Blogs
     Ferramentas cada vez mais populares pela facilidade de edição e publicação de informações, espaço diferenciado por possibilitar que os usuários interajam entre si através dos espaços de comentários.
     Vantagens: Os blogs são lugares em que se pode encontrar quem divida opiniões e conhecer novas pessoas. É um local em que você compartilha os acontecimentos da sua vida, tanto com pessoas conhecidas como desconhecidas. Os blogs discutem diversos assuntos e isso nos leva ao amadurecimento de idéias e à flexibilidade quanto à opinião alheia.
     Desvantagens: Apesar das vantagens, os blogs podem causar algumas desavenças, isso porque, muitas vezes, a opinião de uma pessoa sobre determinado assunto afeta a vida de outra. Por ser um local de liberdade de expressão, alguns falam sem medir muito as consequências.

     Orkut
     É uma rede social de relacionamento, onde é possível publicar fotos e vídeos pessoais, criar comunidades em formato de fórum de discussão, enviar e ler novidades "scraps" de sua rede de contatos.
     Vantagens: Encontrar os amigos antigos e procurar comunidades de coisas que gostam e compartilhar informações. As vantagens são que você se conecta com o mundo e aprende de forma divertida a informática, conhecendo amizades e fazendo descobertas do saber.
     Desvantagens: Privacidade comprometida.

     Por isso vocês devem analisar os prós e os contras. E aproveite para usufruir das vantagens da tecnologia, tudo com moderação.
     Uma ótima semana para vocês meus internautas.

8 comentários:

Victória Andressa disse...

Gostei do texto. Tantos são lançados tão parecidos que alguns a gente não sabe nem a utilidade. São tantos também como Twitter, Formspringme, Facebook. Como se fosse um imitando o outro e tentando atingir o mesmo sucesso.

Dá uma passadinha no meu blog
http://tacadesabedoria.blogspot.com

Allan disse...

ORKUT:Sabendo usar com cautela acho que a privacidade não é comprometida...
Blog: Tenho um há dois meses e não desgrudo mais do PC...

visita lá:
www.allanpenteado.blogspot.com

A!!ªN disse...

Ah.. to seguindo vcs...

( o post de cima foi eu que escrevi)

Anonymous disse...

nao consigo fica 1 dia sem entrar no orkut, é viciante, e agr, td dia eu to entrando aqi ! logo mais to viciada neste blog ! ASOIDOSIADOI
beeijs ;*

Natália Almeida disse...

É o orkut é viciante mesmo, eu tambem entro todo dia, isso mesmo entra no blog todo dia porque vale a pena...você tem um excelente gosto ;)

Volte SEMPREE!!!


beeeijooss

Xila disse...

Post Show...

Um ponto que acredito que poderia ter sido levado em consideração em relação as desvantagens de tais ferramentas é a influência que estas possuem sobre a forma de escrita das pessoas.
Uma extrema semelhança entre todas as ferramentas citadas é a "comunicação",que por conseqüência se torna a maior vítima de todo este meio.
O que importa na comunicação é o entendimento.Fazer com que o receptor compreenda a mensagem do emissor.
Acredito que todos entenderiam "c eu aki escrevesse desti jeitu" huauhahu

Este problema leva a uma outra discussão que inclusive comentei num post recentemente publicado...Português correto, se não me engano.Outro post que gostei bastante,assim como este. xD


Allan,
possuir orkut, além de tudo, é se expor cara!
huauhauh privacidade mínima.Mas convenhamos,se o Orkut tivesse mais privacidade não seria orkut fala aee hahuahuuha

Abraço

Natália Almeida disse...

è verdade xila, eu me esqueçi quanto a parte da escrita, isto esta sendo muito comum nas escolas em redações, as pessoas estão se esquecendo que no computador é um estilo e na escola é outro totalmente diferente..Galerinhaa vamos ficar espertos



beeijooss...!!!*

Natália Almeida disse...

paulo muito obrigada pela visita e maiormente pelo comentario...muito bom o seu ponto de vista

Beeijoss

Postar um comentário