quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Um profissional indispensável

Por Mateus Martins


     É indiscutível que todo e qualquer profissional, que realiza o seu dever com ética e responsabilidade, tenha seu valor e mereça respeito. Ainda mais nos dias de hoje, em que conquistar uma vaga no mercado de trabalho é uma verdadeira luta na maioria das vezes.
     Mas venho hoje falar aqui particularmente dos varredores de ruas, profissionais da limpeza urbana. Esses sim são dignos de valorização e muita consideração, uma vez que são eles que limpam a sujeira que não foi sequer provocado por eles próprios, mas sim pela falta de vergonha e consciência de algumas pessoas.
     E não são poucos que cometem essa falta de educação. Não é necessário ficar muito tempo na rua para presenciar a cena. Uma embalagem sendo arremessada pela janela de um carro, um papel descartado por um pedestre, e por aí vai...
     Além do meio ambiente, quem também sofre são os garis, que ficam o dia inteiro, muitas vezes sob o sol escaldante, catando a porquisse dos outros.
     Toda via, o pior de tudo é que eles não recebem ao menos, por parte do governo, um salário digno da importância de seu serviço. O trabalho é árduo, desgastante e desprazeroso, e ainda por cima, a remuneração é uma merreca. lastimável!
     Acho que seria muito bom que ao menos valorizássemos mais o serviço de um profissional como esse. E isso depende e muito de cada um de nós, basta pararmos de jogar o lixo no chão. Nós podemos fazer a nossa parte e nos conscientizar. E as autoridades também podem fazer a dela; criar leis que proíbem o descarte do lixo nas ruas com merecidas punições, distribuir lixeiras pela cidade e oferecer uma remuneração, se não justa, ao menos condizente.
     Com relação a isso, relembro aqui de um fato que já marcou esse ano. Um dos maiores, mais experientes, mais renomados e remunerados jornalista do Brasil, cometeu uma injustiça tremenda, uma falta de respeito total. Boris Casoy, com um comentário preconceituoso, ofendeu a classe dos varredores de rua. Aposto que ele já deve ter jogado no mínimo um papel de bala na rua e com certeza não foi ele quem limpou.
     É impossível um grande país como o nosso viver sem esses profissionais, não há motivo para tal infelicidade, ou melhor, falta de respeito por parte de Boris. Isso é uma vergonha!
     Se ainda não viu isso, não perca a oportunidade.

Um comentário:

Anonymous disse...

Um ponto muito bem levantado!

Postar um comentário