domingo, 31 de janeiro de 2010

A verdade por trás da "Verdade"

Por Isabéla Clude

     Em nosso país não é exagero dizer que praticamente toda população assiste a televisão ao menos uma vez por dia. Também não é exagero dizer que metade desta população é fiel seguidor dos programas da Rede Globo.
     Rede esta que já causou inúmeras polêmicas vistas ou não por nós. As discussões vão muito além de discussões e polêmicas vindas de seus contratados (que diga-se de passagem não são poucas) estas tomam rumos inesperados e muitas vezes preocupantes porém os olhos da população continua vendado por vontade própria ou não.

     "Tudo na Globo é tendencioso e manipulado. Não reconheço à Globo, autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país."
     Não, não fui eu que escrevi essa acusação clara e direta muito menos cheguei a pronunciá-la em algum dos meus discursos contra quem assiste televisão a todo instante.
     A citação vem de nada mais nada menos que CID MOREIRA, o ex-apresentador do Jornal Nacional que na noite de 15 de março de 1994 em frente às câmeras e inicia sua apresentação diária com uma acusação digna de demissão. Porém nosso querido Cid estava dizendo estas palavras apenas transmitir um direito de resposta concedido pela Justiça ao ex-governador Leonel Brizola, que redigiu o texto após ser acusado por editores do Jornal Nacional de “declínio da saúde mental” e “deprimente inaptidão administrativa” por tentar proibir a transmissão do Carnaval.
     As palavras de Leonel Brizola deliciaram a muitos brasileiros (muitos mesmo – pois a média de televisores atentos na Globo aquele momento era de 68%, ou seja, o telejornal mais assistido do mundo).
     Pessoas que como eu, e talvez você, cresceram fazendo lição de casa diante da Sessão da Tarde, jantando com a novela das 7 e indo dormir depois dos dramas de Regina Duarte na novela das 8. Após 40 anos como líder da televisão no Brasil, a Globo se tornou uma paixão nacional – mas uma paixão tão grande quanto a de falar mal dela.
     Sem William Bonner, Xuxa ou Sinhozinho Malta, nossas roupas, jeito de falar, famílias e a imagem que temos do lugar em que vivemos seriam diferentes.
     A cada ano um brasileiro passa em media 700 horas assistindo a Globo.


MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE
     Este documentário, exibido em 1993 pela Rede BBC de Televisão, mostra o lado negro da Rede Globo e é por isto proibido e escondido a sete chaves pela própria emissora carioca.
     A Globo apoiou a ditadura veementemente, censurou telejornais, noticiários e qualquer outra fonte de notícias que estavam em suas mãos, defendendo sempre os militares. A Globo “elegeu” presidentes em quase todas as eleições!
     Recentemente, a Globo tentou manipular as eleições de 2002. Ela não queria que Lula fosse reeleito. Há quem diga que ela mesma soltou uma nota para todas as redações pedindo para não citarem o nome de José Serra no “caso das ambulâncias”.
     Se você venera a Globo, por causa dos seus princípios, sendo ela totalmente imparcial para com os fatos, assim como você também gosta dos seus noticiários, da sua grade de programação, das suas novelas e de tudo o que ela compartilha com o telespectador, então acho que você poderá se sentir em uma situação delicada após assistir a este documentário.


     Esta é a primeira parte do documentário, as 3 partes seguintes encontram-se na sessão Vídeo Relacionado, nesta mesma página.


     "Nós hoje somos um país com praticamente 20 milhões de crianças abandonadas. Somos um país com 16 milhões de analfabetos. Somos um país onde a história é contada pela Rede Globo de Televisão porque o senhor Roberto Marinho não faz outra coisa a não ser mentir para o povo".
     Esta frase foi dita pelo próprio Presidente Lula em 6 de setembro de 1987 quando este era deputado federal.
     Cabe a você, caro leitor, decidir o que vem a ser a VERDADE para você.

4 comentários:

Mateus Martins disse...

Arrasou Bé!!!

Hoje em dia a Globo não apela tanto, talvez porque já foi desmascarada.
E é super visível o desespero da Globo de perder o monopólio.

Adorei o post!!!

Anonymous disse...

tema muito polemico! gostei da discussao.
bjos,

Rodolfo disse...

Agora temos uma arma contra a Globo: a internet.

Por isso concordo com o Mateus quando afirma que hoje em dia a Glob não apela tanto... Não dá pra enganar ninguém que use a internet a favor da verdade. =]

Guilherme G. Marcelino disse...

Sensacional, como disseram acima o tema é muito polemico e temas polemicos são os que mais me agradam!

Postar um comentário