quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Big Brother Is Watching You

Por Izadora Pimenta


     As bandas das quais falarei hoje já são bem conhecidas: Muse e Radiohead. O Radiohead atingiu seu auge em 1997 com o álbum Ok Computer, que participa de toda e qualquer lista dos melhores álbuns da década de 1990, merecidamente. Já o Muse, já conhecido pelo público alternativo, atingiu o seu auge em 2008, quando a música Supermassive Black Hole entrou para a trilha sonora do filme Crepúsculo.
     As duas bandas vivem sendo comparadas pelo público, mas eu resolvi fazer uma comparação mais consciente. Sem discutir quem é melhor. Sem discutir se o Muse copia o Radiohead ou algo assim, mas, sim, chegando a um nome de um autor famoso, George Orwell, e a um título famoso, 1984.
     O livro 1984, lançado em 1949, trata de uma sociedade distópica na qual o estado controla a vida de todos, incluindo seus atos e pensamentos. Tal controle é feito por um aparelho denominado teletela, que está em todos os lugares, e pelas manipulações efetuadas no Ministério da Verdade. A verdade é que não existe verdade. A verdade é aquilo que eles querem que você acredite (o que pode ser associado facilmente com o conceito atual de mídia manipuladora, aquela que mostra apenas o que você DEVE ver, o que você DEVE pensar). Tal capacidade de ter duas informações na mente e acreditar somente naquela em que o estado quer que seja a verdadeira, chama-se duplipensar. O estado é representado por uma figura. Um Deus que deve ser louvado todos os dias (não existe religião). O nome deste é Grande Irmão (Big Brother, no original - associou essa história toda com algum programa de televisão que você conhece?). A história é contada na visão de Winston Smith, que é completamente contra este estado, e, em primeira instância, segura ao máximo todos os seus pensamentos, para que nenhuma face de desprezo fosse percebida pelo governo.
     E voltando às bandas... Hoje fiquei meio intrigada ouvindo algumas músicas do Ok Computer do Radiohead... Muitos trechos parecem remeter à história de Winston, como este da música No Surprises: "You look so tired and unhappy/Bring down the government/They don't, they don't speak for us" ("Você parece tão cansado e infeliz/Bote abaixo o governo/Eles não, eles não falam por nós"), ou então este, da música Karma Police (que pode ser associada com a Polícia do Pensamento (Thought Police) de 1984): "Karma Police, arrest this man, he talks in maths" ("Policia carmica, prendam este homem, ele fala em matemáticas"). E quando resolvi procurar sobre isto na internet, descobri que não era a única que havia percebido a semelhança entre o álbum e a obra, mas que a banda nunca havia confirmado nada do tipo. Talvez o Radiohead só tenha procurado criar sua própria sociedade distópica dentro de um álbum, já que também remete muitas vezes ao fato de sermos manipulados por máquinas. E não se trata apenas de letra, mas de melodia também.
     Mas então, enquanto pesquisava sobre a semelhança acima, acabei encontrando uma comparação de 1984 com o álbum "The Resistance" do Muse. Só que esta é realmente fato. A própria banda confirmou, e também não teria como esconder tendo uma música chamada United States of Eurasia (Eurásia é a região do planeta - que, no livro, está dividido entre Eurásia, Oceania e Lestásia - que algumas vezes está em guerra com a Oceania, foco principal. Mas, em outras, não está. Mas se ela estiver, sempre esteve - aplicando aí o princípio do duplipensamento)... Mas destacando também alguns trechos, como este de MK Ultra: "All of history deleted with one stroke" ("Tudo da história deletado com um único golpe"), ou este, de Exogenesis: Symphony, Pt. 2: Cross-Pollination: "Tell us/Tell us your final wish/Now we know you can never return" ("Diga-nos/Diga-nos seu desejo final/Agora nós sabemos que você não pode retornar nunca"), podemos ver uma semelhança óbvia com trechos da obra, os quais não irei explicar para estimular a leitura deste clássico.
     Ainda encontrei várias outras músicas inspiradas no livro... Temos Big Brother, do David Bowie... Sexcrime (1984), do Eurythmics (que foi composta para a trilha sonora original do filme homônimo, lançado propositalmente no ano de 1984)... É uma história fantástica, intrigante, e espelho de toda a realidade. Orwell conseguiu retratar a opressão de sua sociedade e deixar um legado que mostraria o modo com a qual ela continuaria.
     E continua.
     Afinal... Muita gente hoje em dia vive de duplipensar.

     Por fim, deixo-lhes então as dicas...
     Download OK Computer - Radiohead
     Download The Resistance - Muse
     1984 - George Orwell (recomendo ler com calma, em formato físico)

2 comentários:

Anonymous disse...

Essa colunista é a melhor pra mim!!
Adorei a ligação que ela fez com música e literatura e queria ver ela escrevendo mais coisa

Abs

Z.K. disse...

Hmm escreve muito bem mesmo!
Profissa, é? rs

Ahh e valew as dicas e os downloads!

Oww
http://the-secret-letters.blogspot.com

Postar um comentário