terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A primeira vez e seu mistério

Por Laís Campelo

     Olá pessoas! Meu nome é Laís, popularmente conhecida como Lallie, e essa é a minha primeira vez escrevendo para um blog, estou animada! Bom, para começar, sou uma adolescente comum, recém-formada no Ensino Médio, e como tantas outras pessoas, à procura do primeiro emprego.
     ‘Não deve ser tão difícil’, pensava cá com meus botões em uma época ao mesmo tempo próxima e distante, mas quando as responsabilidades batem à porta e definem-se como visitantes perpétuos, a sensação é apavorante. E é aqui que percebemos as escolhas erradas (ou não) de nossas curtas vidas.

     Passo nº 1: Como montar um currículo?
     Quem fez um colégio técnico, aqui, sai na frente. Já quem decidiu pela escola regular, precisa ter alguns cursos que o qualifique para o cargo escolhido, seja qual for. Do you speak English? Por favor, não responda ‘So, so’, muito menos ‘More or less’. Seria um mau, mau começo.
     Sabe escrever? Noções informáticas? Alguma experiência ou curso que te destaque na função pretendida? Ou você nem pensou no cargo, o que aparecer primeiro, serve?
     Fato: Todos têm dom para algo nessa vida. Descubra, reconheça e valorize seus talentos.

     Passo nº 2: Currículo pronto. Para onde mandar?
    Coragem, eu ainda estou nesta fase. Os mais velhos provavelmente dirão: ‘Procure empresas, multinacionais, o trabalho no escritório será valioso para entender a vida social corporativa, o trato e respeito a diferentes tipos de pessoas, até certa disciplina para seguir a hereditariedade e as regras do local’.
     Se você já souber a área na qual pretende atuar, pesquise na sua cidade e envie os currículos.
     Especialistas aconselham a evitar empresas voltadas ao mercado externo, devido à crise que ainda persiste. Portanto, melhor nem pensar nelas!
     Conselho unânime: Não queira trabalhar em lojas de shoppings. Você nos agradecerá mais tarde.
     O que importa, aqui, é adquirir experiência. Tudo bem se não for o campo que você gostaria, pois esse emprego não será eterno.

     Passo nº 3: Arranjei o emprego. E agora?
     Simples! Disposição para aprender, pró-atividade, pontualidade, ser bem relacionado (tanto com os clientes, quanto com o chefe), respeito, ética e simpatia, que não faz mal a ninguém. Tudo isso conta para você ser efetivado ou, pelo menos, ter alguém para dizer: APROVADO! E indicar para seu próximo emprego...

     Boa sorte!

4 comentários:

Karina. disse...

Nunca, NUNCA trabalhar em shoppings ou lojas é importantíssimo. Adorei!

Anonymous disse...

Bom post!
E boa sorte com a coluna! (:

Is Farinazzo disse...

Sabe que eu gostei mesmo do assunto desse post, tirou muitas dúvidas e é otimo para o começo do ano!
Sucesso!

Frejat rapá disse...

além de shoppings, deveria ter incluido a Transurc. Brincadeiras a parte, o mercado de trabalho divide - se em uma espécie de castas. Preciso pensar mais sobre isso. Quando o fizer posto aqui.

Beijos Lalie,

Luan.

Postar um comentário