quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sonhos - Parte I - Análise dos Sonhos

Por Marília Fittipaldi


     Olá queridos leitores!
     Hoje, em minha primeira postagem dispensarei apresentações, pois preparei pra este mês uma série de postagens que me tomarão o tempo das formalidades.
     Ano novo, muita gente fala em sonhos para 2010, mas que tal levarmos essa história de sonhos mais ao pé da letra? Já parou para pensar sobre o que você sonha, literalmente? Sonhos, aqueles que a gente tem enquanto dormimos, nada mais são do que resquícios do nosso dia unidos a coisas que coexistem no nosso inconsciente e que não conseguimos acessar acordados.
      Analisar os sonhos é algo um tanto quanto complexo, mas vamos começar pelo básico:
      1º - Quem sou? O sonho é seu e sendo assim você pode ser qualquer coisa nele, tanto um animal, um objeto, ou você mesmo. E o que você é no sonho tem relação com alguma situação real; por exemplo: se no seu sonho você é a perna de uma cadeira, na vida real você pode estar sendo o arrimo de algo; se no sonho alguém te diz algo negativo, você pode estar tendo esta atitude que lhe foi dita na vida real, e não percebe conscientemente, mas seu inconsciente sim.
      2º - Sensações: Essa é bem comum. Alguma vez já teve um sonho onde não conseguiu lembrar-se de nada apenas de uma sensação vaga que teve? Pois bem, quando for assim, você tem de se encher de perguntas sobre a tal sensação e se isso não funcionar, relacione (mais uma vez) com a vida real, não precisa ser necessariamente no presente, mas pode ser algo que aconteceu a um tempo. Mas seja sempre honesto com você mesmo, não adianta dizer que não tem nada a ver ou que você está enganado, geralmente a primeira coisa que nos vem em mente nessas horas é a mais provável, principalmente quando é algo que nos atormenta bastante.
     3º - Clima: Por incrível que pareça, este é um dos pontos mais importantes. O clima do seu sonho mostra como estão suas emoções e seus sentimentos. É meio óbvio se formos pensar: se estava frio, provavelmente você esta sendo uma pessoa fria com os demais; se estava um calorzinho agradável pode ser que você esteja vivendo alguma paixão ou outro sentimento bem intenso; e se o calor era de queimar... aí pode ser algum risco que você esteja correndo, por vontade própria. É bem simples até.
      4º - Cor: Muita gente se preocupa quando seu sonho é em preto e branco, mas acalme-se isso não significa nada mais do que a atenção que você dá as cores; se é uma pessoa atenta à elas, terá sonhos coloridos, do contrário sem cor.
      Mas se for colorido, aí as cores tem significados: Vermelho é calor, paixão, fogo e raiva, pode significar que você esta sendo destas maneiras ou que deveria ser. Amarelo e Laranja vêm da positividade, alegria e otimismo, geralmente com a intenção de encorajá-lo. Azul é a cor da disposição emocional e sendo assim, depende da tonalidade. Quanto mais escuro, maior é a indicação de nostalgia e depressão e quanto mais claro, mais alegrezinho. Verde é um tanto quanto contraditório, pois pode tanto significar inveja quanto ingenuidade.
      5º - Animais: Este também é bem simples. Os animais representam simplesmente nossos instintos, anseios e necessidades básicas. É interessante que analise o que este animal faz, como ele vive e ver se você se encaixa naquilo. Além disso deve-se considerar o que o animal representa pra você, se você tem medo ou algum trauma com este bicho, pode ser que esteja tendo algum trauma novamente.
      Por hoje é só, semana que vem trago mais interpretações, desta vez mais especificas. Mande suas sugestões para sonhos neste mês, ficarei honrada em tirar suas dúvidas.

     (Baseado em: Parker J. e Parker D. , O Livro Ilustrado dos Sonhos, PubliFolha)

10 comentários:

Mateus Martins disse...

Paulo.

Aguarde...

Quinta que vem a série sobre sonhos continua.

Aline disse...

Muito bom, Lila!
Agora, uma pergunta: e os sonhos repetidos?

Lila disse...

Então Aline, sonhos exatamente iguais são MUITO raros. Na maioria das vezes existem diferenças sutis e sendo assim, a explicação pode ser um problema ou só uma fraqueza que você tenha a algum tempo, está te incomodando e você não está resolvendo. E o fato de não serem idênticos, se justifica pelo momento da vida em que você está ou simplesmente por algum acontecimento do seu dia que deu uma mudadinha no sonho "original".

mih-chan disse...

Achei muito interessante o post, Lila!
Acho que minha maior dúvida é sofre sonhos violentos. Desde criança, a grande maioria dos sonhos que tive, eu passava por alguma situação tensa, como presenciar a morte de alguém (ou de uma multidão, como foi o caso uma vez), ser perseguida, entre outros.

Enfim... Você pretende postar mais coisas a respeito dos sonhos? :]

Mateus Martins disse...

Adorei essa série.

Hoje vou analisar o meu sonho.

Mateus Martins disse...

Lila,

É verdade que os sonhos podem antecipar, anunciar, algo que poderá acontecer?

Lila disse...

Min-chan, pesadelos podem ter vááárias esplicações; depende bastante do que tem no sonho. Mas em geral os pesadelos ocorrem quando não estamos durmindo bem ou quando não está se passando por alguma situação bem tensa na "vida real". Se quiser algo mais espefíco, me diz se tem monstros, animais, situações de paralisia ou ataques, e então eu posto quinta que vem no parte II - As Coisas que Sonhamos.
E obrigada pelo interesse. Beijos

Lila disse...

Mateus, não há nenhuma evidência clara de que os sonhos realmente podem prever algo. Os especialistas explicam que, como quando estamos acordados, passamos parte de nosso tempo antecipando acontecimentos por razões lógicas, sendo elas algumas ações que tem suas reações. Mas não deixo de lhe dizer que em alguns casos é dito que não há explicação, como este: "Sonhei que tinha ido para a escola, mas não tinha mais escola. Ela estava toda coberta por uma coisa preta." Esta menina de 10 anos morreu em um acidente em uma vila de mineiros de carvão. Sua escola foi soterrada. E ninguém nunca encontrou uma explicação racional para a possível previsão.

Lembrando que este sonho e outros dados fornecidos por mim sobre o asusnto, possuem base nO Livro Ilustrado dos Sonhos, de Julia e Derek Parker, publicado pela PubliFolha.

Continuem mandando suas duvidas.
Beijos

mih-chan disse...

Ah Lila, é a Michi XD

Assim, já apareceu todo o tipo de coisa nos meus sonhos.Eu já sonhei com uma fênix gigante que queria destruir a cidade, uma senhora de aparência inofensiva que jogava uma bomba no meio de uma multidão, assassinatos em série que ocorriam no meio da noite com direito a corpos mutilados jogandos na rua, perseguições bestas, ameaças grotescas... Se não me engano, acho que já tive algum relacionado a torturas.. Não lembro. Mas os que eu tive resumem-se basicamente nesses que eu citei.

Adriana disse...

Interessante está coluna.Parabéns!

Postar um comentário